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Escola do (Im) Possível desafia crianças a construir futuro sustentável
Projeto alia arte, educação e novas tecnologias para adoção de práticas sustentáveis

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Depois de desvendar enigmas e cumprir missões para ajudar a salvar o Planeta, os estudantes do 3º e 4º anos do Centro Educacional Municipal (CEM) São Luiz compartilharam com os adultos o que aprenderam no Projeto Escola do (Im) Possível. O último episódio do projeto, na quarta-feira (23), convidou pais e responsáveis para ouvir o que as crianças têm a dizer sobre a preservação do planeta e mudanças climáticas.
A estudante Yasmin Cacilha Sales de Lima, de 10 anos, levou a mãe para participar da atividade. "É visível a evolução sobre consciência ambiental da Yasmin. Nós já conversávamos muito em casa sobre os cuidados com o meio ambiente, mas o projeto fez visualizar lá na frente a relação entre nossas ações e os impactos ambientais", contou a mãe da aluna, Michelle Cacilha, técnica de enfermagem e bombeira. "Aprendi que precisamos cuidar mais do nosso Planeta. Não podemos jogar lixo no chão, porque pode poluir o mar, prejudicar os animais e entupir nossos bueiros", citou Yasmin.
No Projeto Escola do (Im) Possível, os estudantes se conectam com uma cientista que vive 50 anos à frente do nosso tempo. A personagem ficcional Massami Alamair estabelece conexão com o passado para contar que 2072 está repleto de problemas ambientais e convoca as crianças para construírem um futuro sustentável.
Em oito episódios, distribuídos em encontros semanais, as crianças embarcam em aventuras de aprendizado, que mescla educação, teatro e novas tecnologias. As atividades contam com duas saídas de campo, quando os estudantes visitam as duas escolas ambientais da rede municipal de ensino de São José.
Experiência de sucesso
O projeto iniciou como piloto no ano passado no Centro Educacional Municipal (CEM) Santa Terezinha. A experiência deu tão certo que foi ampliada para quatro escolas municipais neste ano. "Percebemos que os alunos ficam encantados com essa metodologia de ensino e comprometidos em ajudar a salvar o Planeta. Nossa meta é dar continuidade para o ano que vem", ponderou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.
Ao todo, foram 11 turmas contempladas neste ano no CEM São Luiz, CEM Morar Bem, CEM Santa Terezinha e Escola de Ensino Fundamental (EEF) Califórnia, somando cerca de 300 estudantes. "Do ano passado para este, tivemos aprimoramentos. O projeto se aproximou mais dos planos de aula, elaborados pelos professores; assim os episódios reverberaram durante a semana", citou a coordenadora do projeto Márcia Donadel.
A professora Cristiane Viana, do 4º ano, confirma que conseguiu incluir nas atividades educacionais os ensinamentos da Escola do (Im) Possível. "Cresceu o interesse dos alunos pelas aulas. O projeto veio para agregar. Estamos todos maravilhados. Trabalhamos várias disciplinas, como Ciências, Informática, Geografia, História. Entre os assuntos: sistema solar e importância de cuidar da Terra, localização geográfica e revolução tecnológica", detalhou.
O projeto Escola do (Im) Possível é uma realização da Platô Cultural, em colaboração com ITAC (International Teaching Artists Collaborative) e The Necessary Space (Reino Unido), financiado pelo British Council Internacional Collaboration Grants e em parceria com a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Inspiração mundial
A Escola do (Im) Possível foi apresentada na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), realizada no ano passado na Escócia. Com essa visibilidade, duas escolas públicas escocesas também iniciaram esse projeto neste ano.
Um dos colaboradores do projeto, Simon Sharkey, do The Necessary Space, acompanhou o último episódio no CEM São Luiz e no CEM Morar Bem, no dia anterior. Pela segunda vez no Brasil, primeira em São José, Simon veio da Escócia especialmente para conhecer as atividades desenvolvidas no Município. "Na semana passada, participei do encerramento do projeto nas escolas escocesas. Os episódios apresentam as mesmas missões e enigmas que aqui. As crianças também estão nessa mesma faixa etária. Penso que toda essa atividade lúdica definitivamente contribui para a formação crítica das nossas crianças", mencionou.

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