São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 03:36
Edição Novembro | 2021
Ano - N° 306
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Colunistas
Classificados



Veja também:
Prefeito Orvino participa de lançamento de abaixo-assinado para melhorias em rodovias
Segurança em São José e esgoto a céu aberto no P.R. Lisboa
Prefeitura de São José desenvolve Círculos de Construção da Paz em cinco Centros de Educação Infantil
Prefeitura de São José desenvolve Círculos de Construção da Paz em cinco Centros de Educação Infantil
Câmara Municipal de São José aprova regulamentação de benefícios da Política de Assistência Social
São José conquista prêmios inéditos de eficiência fiscal e saúde
Câmara Municipal de São José aprova atualização nos valores e condições do Programa de Locação Social
Câmara Municipal de São José devolve R$ 7 milhões ao Executivo para ações de segurança pública
Casa do Papai Noel abre as portas nesta quarta-feira (01/12)
Confira em nosso site a matéria completa da cobertura das comemorações ao Dia do Hoteleiro em Santa Catarina.

Cidade
 
Assistência Social de São José firma parceria com a DPCAMI para equoterapia
Clique na imagem para ampliar.
Projeto será realizado no Centro Novo Horizonte, em Forquilhas, com a participação de cinco adolescentes 

A Secretaria de Assistência Social de São José firmou uma parceria com a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de (DPCAMI) de São José e de Tubarão, no Sul do Estado de Santa Catarina, para a realização do Projeto Liberdade, para resinificar a vida de adolescentes que foram vítimas de abusos sexuais. Com o auxílio da equoterapia, a primeira turma possui cinco adolescentes atendidas pelos CREAS de São José.
 
Durante os próximos três encontros, que acontecem nos dias 29 de novembro, 06 e 13 de dezembro, as cinco adolescentes, de 12 a 18 anos, vão participar de uma roda de conversa, com duração de 10 minutos, e também da equoterapia, sendo 30 minutos.

A delegada da de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de São José, Mardjolie Valcareggi, agradeceu a parceria da Prefeitura e desejou o sucesso ao projeto. "É incrível fazer algo a mais para ajudar as pessoas, para que elas consigam resinificar esses acontecimentos".

A equoterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo com adolescentes vítimas de abuso sexual, assim como enfatiza o desenvolvimento da aprendizagem, memorização, concentração, socialização e outras habilidades, com a melhora da qualidade de vida do praticante.

"O resgate que o projeto proporciona é também o encaminhamento e a oportunidade para quebrar esse medo, o receio que as adolescentes enfrentam, para que consigam reconstruir suas confianças", ressaltou o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho.

O local escolhido para desenvolver as atividades é o Novo Horizonte, no CTG Os Praianos, em Forquilhas, com uma equipe formada por psicólogas da DPCAMI, profissionais habilitados em Equoterapia, sendo fisioterapeutas e psicólogas, além de servidores da Assistência Social.

O projeto Liberdade realiza os atendimentos seguindo três pilares. São eles: a sensibilidade, através do acolhimento, a comunicação, pelo autoconhecimento, expressando o que deseja e o que não deseja, e, por fim, a confiança para alcançar os objetivos pessoais.

"A reabilitação da saúde psicológica e oportuniza um espaço de escuta para as experiências vividas dessas adolescentes que tenham passado por violência sexual. Porque o cavalo promove esse acolhimento e auxilia as adolescentes a externarem essas emoções e, através do autoconhecimento, contribuir para o aumento da autoestima delas a partir do vínculo do animal", explicou a fisioterapeuta habilitada em equoterapia, Ana Beatriz Tonelli.

Início do Projeto

O evento de inauguração aconteceu no CTG do Preto, no dia 17, em Pescaria Brava, Sul do Estado, e também contou com a presença das psicólogas policiais que atuarão no projeto. O objetivo é que as terapias sejam realizadas semanalmente nos centros de equoterapia CTG Os Praianos, em São José, e "Compasso do Coração", em Tubarão.

A princípio, o projeto é um piloto, ou seja, deve ter seus resultados validados para sua expansão. A proposta é atender algumas jovens de São José e de Tubarão. A iniciativa é das DPCAMIs/PCSC de São José, na Grande Florianópolis, e de Tubarão, no Sul do Estado, junto das Prefeituras de São José e Tubarão.

"A cura acontece no vínculo afetivo da pessoa com o cavalo e nas emoções que esse relacionamento desperta, sendo trabalhado por uma equipe multiprofissional. Nosso objetivo, além da cura das adolescentes é despertar a atenção das autoridades para esse método de cura maravilhoso, que poderia ser utilizado para cura emocional para pessoas que sofreram algum tipo de violação de direitos", pontuou a psicóloga policial civil, Clarissa Moreira Enderle.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.