São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 12:27
Edição Fevereiro | 2021
Ano - N° 297
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
Ministro da Saúde esteve em SC para ver de perto a situação crítica causada pela Covid-19
Contaminação não ocorre nas empresas, diz presidente da Fiesc
MEI dos caminhoneiros
Dário é o novo presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado
Prefeitura de São José retoma obras de pavimentação no Bela Vista e Centro Histórico
Combate às invasões de terras é tema de debate na Câmara Municipal de São José
Defesa Civil registra 48 ocorrências em razão das chuvas
Movimento Vereadores Voluntários em Ação agora em São José
Câmara de vereadores de São José devolve R$ 1 milhão à Prefeitura
Transporte coletivo de São José retoma seis linhas de ônibus
271 anos: São José comemora mais um ano de desenvolvimento
São José tem interesse na compra de 100 mil doses da vacina Sputnik V

Especial
 
Prefeitura de São José promove ações para recuperar a economia do município
Para tentar amenizar a crise causada pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São José, com o apoio da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo), da Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de São José (Sincovar-SJ), está desenvolvendo algumas ações para recuperar a economia do município.
Uma das ações da Prefeitura foi a concessão de desconto de 20% para o pagamento integral do IPTU em cota única ou em até duas parcelas para o exercício de 2021, embora essa medida não seja nova, já que há alguns anos vem sendo adotada no Município. Outra medida foi a definição de regras para o ISS recolhido de forma fixa anual. Com o novo decreto, as empresas e profissionais autônomos contabilistas que optarem pelo regime na modalidade fixo, devem fazer a solicitação até o último dia útil do mês de fevereiro de cada exercício. O imposto pode ser pago em até três parcelas, com o vencimento da primeira no dia 30 de junho, e as demais a cada 30 dias.
Para promover a desburocratização dos serviços prestados pelo Executivo Municipal, também foi viabilizada a emissão do alvará de funcionamento de forma on-line. O alvará é anexado ao parecer do processo e conta com a assinatura digital para validar a sua utilização, fazendo com que o empresário não precise se deslocar até a Prefeitura para emitir o documento oficial.
A Prefeitura também prorrogou a taxa para a licença de tráfego dos transportadores escolares de São José. Por meio do decreto Nº 14370/2021, a taxa de renovação de licença de tráfego, que é prevista no artigo 54 da Lei 4352/2005, foi adiada para o período de renovação do selo de vistoria no segundo semestre de 2021. Além disso, também não será exigida a certidão negativa de débito do ano anterior. Segundo a Prefeitura, o objetivo é atender as empresas de transportes que sofreram impactos devido à suspensão das aulas presenciais em 2020.

Para o MEI – Outra ação prevista para a recuperação da economia josefense é a alteração do parágrafo 2º do art. 3º da lei complementar de n.º 38, de 2009, que dispõe sobre o Microempreendedor Individual (MEI), conforme a Lei Federal n.º 123, de 2006. O projeto já é lei, pois foi sancionado pelo prefeito, e zera os custos, inclusive prévios, com relação à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao MEI, incluindo os valores referentes às taxas, e emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas e a Taxa de Fiscalização e Posturas Urbanísticas – TFPU.

Avança São José – Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a Prefeitura lançou o programa de recuperação econômica Avança São José. O objetivo é auxiliar na saúde financeira de empreendedores, na recuperação do emprego e no poder de compra dos josefenses, no aumento da competitividade da economia local e nos consequentes reflexos nas contas públicas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, o programa conta com ações de curto, médio e longo prazo para garantir o ciclo sustentável de crescimento econômico para combater os reflexos da pandemia na economia do município.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.