São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 17:09
Edição Novembro | 2020
Ano - N° 295
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Classificados



Veja também:
São José elege Orvino Coelho de Ávila
Prefeitura de São José realiza obras de pavimentação, drenagem e sinalização viária em diversos pontos do Município

Especial
 
Covid-19: Adeliana Dal Pont participa de reunião do Governo com prefeitos
Clique na imagem para ampliar.
A prefeita Adeliana Dal Pont participou da reunião do governador Carlos Moisés com os prefeitos das 21 maiores cidades catarinenses e a representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no início deste mês. A videoconferência teve como objetivo alinhar as ações de combate ao novo Conoravírus e também contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Das ações definidas na reunião foi elaborado um decreto estadual com decisões que incluem regramentos na circulação das pessoas a partir das 23 horas, intensificação das fiscalizações e publicidade para reforçar e garantir que as medidas preventivas, como uso obrigatório de máscara e proibição de aglomerações, sejam cumpridas pela população.
Durante a reunião, o governador Carlos Moisés falou sobre o cenário do Estado que enfrenta o que é considerado o pior momento da pandemia com mais de 33 mil casos ativos. Segundo o governador, a intenção é buscar soluções em conjunto com os prefeitos para definir ações estadualizadas com o objetivo de conter o alto índice de contaminação e frear a ocupação dos hospitais.
Na oportunidade, a prefeita Adeliana solicitou ao Estado maior suporte para realização de testes, reativação dos leitos de UTI para aumentar a capacidade de internação, além da necessidade de o Governo unificar as medidas restritivas. “Estamos em um momento com o maior número de casos ativos no Estado, por isso é necessário que as medidas sejam unificadas, que todos tenham uma mesma direção. Também é importante que haja um maior suporte para a testagem. O que fez São José ter um aumento no número de casos, mas apenas 625 ativos, foi a agilidade do laboratório que contratamos. O resultado do teste no município sai em 48 horas, o que permite isolar a pessoa com maior rapidez”, reforçou a prefeita.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, tem atuado no enfrentamento à propagação da Covid-19, sendo uma das primeiras a implantar um sistema de atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas respiratórios, que funciona desde o mês de março no CATI.
Até o momento foram realizados mais de 72 mil atendimentos a sintomáticos respiratórios nas estruturas municipais, como CATI, UPA, unidades de saúde e 0800. Neste período, a Prefeitura fez mais de 49.087 testes, sendo que no Centro Multiuso funciona a central para realização da testagem PCR.

Restrições em SC
O decreto já publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) estabelece entre as principais medidas: limite diário de horário de funcionamento até meia-noite de atividades e serviços não essenciais; restrição de circulação de pessoas da meia-noite às 5h e ocupação máxima de 70% da capacidade no transporte coletivo urbano. O decreto é válido para todo o território catarinense, com vigência a partir das 23h do dia 5 de dezembro, pelo prazo de 15 dias.
O decreto também estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em todo o território estadual, em espaços públicos e privados, com exceção dos espaços domiciliares. Nesse caso, a medida vale enquanto durar o estado de calamidade pública para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.