São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 00:01
Edição Setembro | 2020
Ano - N° 293
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Classificados




Educação & Cultura
 
Retomada das atividades escolares em Santa Catarina seguirá protocolo rigoroso
Clique na imagem para ampliar.
A Secretaria de Estado da Educação (SED), em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Saúde, promoveu a capacitação dos gestores regionais que, desde o dia 28 de setembro, estão multiplicando as orientações junto aos professores e demais profissionais para a retomada de atividades escolares em Santa Catarina. Após essas capacitações, caberá a cada escola organizar a acolhida dos estudantes, a logística de atendimento e o apoio pedagógico.
Também ficou definido que as escolas estaduais retomam apenas atividades de apoio pedagógico, e não, aulas normais como ocorriam antes da pandemia. Isto significa que, até o final de 2020, as atividades remotas continuam até o fechamento do calendário.
As redes municipais, privada e federal têm autonomia para decidir como conduzir as ações pedagógicas e a retomada em suas redes, porém, seguindo o que estabelece o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon) e mediante o acompanhamento e a atuação dos comitês municipais, que aprovam os planos escolares antes do retorno. Para manter o distanciamento recomendado, vai ser necessário o uso de escalas de retorno.
A portaria conjunta número 750, que estabelece regramento antes do retorno gradual das atividades escolares no Estado de Santa Catarina, foi publicada no dia 25 de setembro pelo Diário Oficial do Estado, definindo os critérios de desenvolvimento do Plano de Contingência Escolar – PlanCon-EDU/COVID-19.
O documento aborda protocolos de higiene, sinalização dos espaços, distanciamento, aferição de temperatura, entre outras medidas. O início do atendimento aos alunos em todas as redes irá ocorrer quando a autoridade sanitária estadual apontar a segurança para a retomada das aulas presenciais.

Plano de Contingência Escolar – PlanCon-EDU/COVID-19

O Plano prevê:

Aferição de temperatura;
Uso constante de álcool em gel;
Uso de máscara obrigatório;
Sinalização para manter o distanciamento social;
Ventilação e espaçamento nas salas de aula;
Alimentação com porções previamente montadas ou servidas;
Transporte escolar com controle rigoroso das medidas sanitárias.

A Secretaria de Estado da Educação reforça que é essencial que as famílias não encaminhem para a escola estudantes que apresentem qualquer tipo de sintoma gripal. A escola deverá ser comunicada, caso aconteça algum caso de COVID-19 na família dos estudantes, para que sejam mobilizados e acompanhados os grupos que, porventura, tenham tido contato com esse estudante.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.