São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 17:03
Edição Junho | 2020
Ano - N° 290
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
Sistema de lixeiras subterrâneas é implantado em São José
Operação Mãos à Obra: Prefeitura de São José amplia capacidade da rede de Saúde e investe em Educação
Os números do Covid-19 em São José
PDT São José lança pré-candidatura à Prefeitura

Cidade
 
Covid-19: Prefeitura de São José adota novas medidas restritivas
Clique na imagem para ampliar.
A prefeita Adeliana Dal Pont anunciou novas medidas mais restritivas para serem adotadas no município a partir do dia 24 de junho. As medidas foram tomadas devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade. “Estamos adotando essas medidas mais duras para manter a segurança das pessoas, para que consigam manter suas atividades de forma segura”, ressalta Adeliana.

Novas medidas
Os restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, conveniências e afins, poderão funcionar entre 6h e 23h, respeitando as regras de higiene e distanciamento social, exceto os casos de delivery. Já os supermercados poderão funcionar das 6h às 22h, respeitando as regras já estabelecidas nos regramentos estaduais, ficando vedada a atividade de promotores de vendas.
Shopping centers, galerias e centros comerciais da cidade deverão funcionar com a capacidade de no máximo 50% da ocupação total, das 12h às 20h, de segunda a sábado, permanecendo fechados aos domingos, inclusive as praças de alimentação. Deverão ser observadas as regras de higiene e distanciamento já estabelecidas.
As academias e atividades afins poderão funcionar com a capacidade máxima de 30% da ocupação total, das 6h às 23h. Lojas de conveniência de postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais em geral deverão encerrar suas atividades às 23h todos os dias da semana, devendo observar as regras de higienização e distanciamento social. Os serviços essenciais da rede de saúde, as farmácias e atividades definidas por ato da Vigilância Sanitária São José estão mantidos.
Ainda está proibida a permanência de pessoas em parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer e nas quadras poliesportivas, playgrounds e nas academias ao ar livre do Município. Permanece proibida ainda a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza, salvo os casos autorizados por ato em vigor das autoridades sanitárias, estadual ou municipal.
Os estabelecimentos interditados por motivo do descumprimento do decreto ficarão fechados por, no mínimo, sete dias. O uso de máscara, cobrindo boca e nariz, continua obrigatório em todo o território municipal. Caso os estabelecimentos comerciais estejam com pessoas sem o uso da máscara, será multado em 8,00 URM, cerca de R$ 1.600.

Acompanhamento dos casos
A prefeita ainda lembra que as regras podem ser mudadas a cada hora com base nos boletins e análises da Vigilância Epidemiológica. “Estamos trabalhando para conseguir manter empregos, manter a comida na mesa das pessoas, mas também para conseguir barrar a proliferação do vírus e para isso contamos com o apoio de toda a sociedade”, conclui Adeliana.
As novas medidas restritivas foram alinhadas com os prefeitos dos municípios de Biguaçu, Ramon Wollinger, e de Palhoça, Camilo Martins, para manter os serviços em funcionamento de forma segura.

Fiscalização
Representantes da Guarda Municipal de São José (GMSJ), Defesa Civil, Procon, SUSP, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Transporte realizaram no último dia 25 de junho mais de 180 ações de fiscalização no município. O objetivo foi vistoriar, orientar e cobrar o cumprimento das novas medidas sanitárias nos estabelecimentos comerciais e nas operações do transporte público. Os agentes aplicaram três multas por falta de óculos de proteção ou de máscara em cobradores e em uma ação noturna, de 64 estabelecimentos vistoriados, apenas um deles foi fechado. “É preciso lembrar que ainda estamos sob a ameaça, pois infelizmente houve o relaxamento da população e dos estabelecimentos nos cuidados. Não estamos na normalidade, por isso a fiscalização é um choque de realidade para que as regras voltem a ser obedecidas”, assinala Fabrício Vieira.

Conciliar atividades e recomendações
A prefeita ainda participou, por videoconferência, de uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores. Tanto a chefe do Executivo, quanto o presidente do Legislativo reforçaram a importância de conciliar a atividade econômica com as recomendações das áreas técnicas de saúde do município. “Tal iniciativa visa fortalecer a fiscalização, procurar responsabilizar isoladamente quem não respeita as normas para não punir aqueles que fizeram investimentos e estão fazendo sua parte”, reforçou o vereador Michel Schlemper, ainda completando. “É uma medida menos drástica do que fechar tudo novamente”.

Flexibilização
A prefeita lembra que a flexibilização das atividades está condicionada à manutenção de níveis baixos de infecção, portanto o apoio da população é fundamental. “É muito importante que os cidadãos continuem colaborando com o cumprimento das regras sanitárias para evitar que medidas ainda mais restritivas sejam adotadas nas próximas semanas”, destaca.

Prevenção
Deste modo, para ter sucesso no combate à pandemia, a sociedade precisa manter as recomendações básicas dos órgãos de saúde. “A gente tem feito um apelo às pessoas para que deixem as confraternizações para outro momento e que se previnam tomando cuidados simples como manter o devido distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscara e reforçar as medidas de higiene, como lavar bem as mãos e utilizar o álcool em gel”, assinala a prefeita.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.