São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 22:41
Edição Maio | 2020
Ano - N° 289
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Classificados



Veja também:
Programa Mãos à Obra: Prefeitura de São José dá sequência às obras
Governador apresenta ações de enfrentamento à pandemia
Ministério da Saúde publica portaria que habilita 125 novos leitos de UTI em SC
Governo Federal sanciona auxílio financeiro aos municípios

Especial
 
Prefeitura de São José divulga novo boletim epidemiológico da Covid-19
Clique na imagem para ampliar.
A Prefeitura Municipal de São José divulgou mais um boletim epidemiológico com dados atualizados sobre a Covid-19 no Município. Elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, o levantamento mostra a evolução dos casos ocorridos no município no período que vai entre o dia 21 de março até o dia 29 de maio.
De acordo com o boletim, até o momento foram confirmados 132 casos da doença em São José. Destes, 47 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) e 43 por laboratórios privados e validados pelo Lacen. Entre os casos, 64 (48,5%) são homens e 68 (51,5%) são mulheres. No total, 2.689 exames deram negativo, e 36 ainda aguardam resultado. Dos exames que tiveram resultado negativo, 718 foram por PCR-TR (exame laboratorial) e 1.971, por testes rápidos.
A faixa etária mais afetada está entre os 21 e 60 anos de idade, sendo que o pico de contaminação se encontra entre os 41 e 50 anos. Dos 132 casos confirmados em São José, 101 finalizaram a quarentena e estão curados; 11 estão em isolamento familiar e 20 foram internados; sendo oito encaminhados para UTI (destes, cinco já tiveram alta, um segue internado e dois foram a óbito) e 12, para unidades de internação. Destes 12, 11 já receberam alta hospitalar e um segue internado.

Testes Rápidos ajudam a indicar medidas a serem tomadas

Foram realizados cerca de 2.000 testes rápidos em São José. Foram testadas as pessoas notificadas com sintomas gripais pelos serviços de Saúde, entre os meses de março e maio, além dos profissionais de Saúde e Segurança do município. A realização do teste nessa população especifica visa estabelecer um parâmetro de quantas pessoas dentro dos grupos citados já tiveram contato com o vírus.
Entre as pessoas notificadas pelas equipes de Saúde foram realizados mais de 500 testes e três tiveram resultado positivo. Já entre os mais de mil trabalhadores da Saúde testados, seis apresentaram resultado positivo. Também foram aplicados testes nos integrantes da Guarda Municipal e vigilantes do município, sendo que apenas um teve resultado positivo. Do total de testes rápidos realizados, 10 foram identificados como positivo e encaminhados para isolamento domiciliar por sete dias.
Os testes são utilizados para detectar os infectados pelo Coronavírus de forma mais ágil. “A testagem rápida para a Covid-19 das pessoas atendidas nos serviços de Saúde nos ajuda a traçar um perfil epidemiológico da doença na nossa população. A partir destes dados podemos elaborar ações mais assertivas. Os casos positivos teoricamente já passaram do período de transmissão, mas como são assintomáticos, entregamos uma declaração de afastamento para mais sete dias”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Isabel Oliveira.
Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 e 15 minutos, mediante a uma amostra de sangue coletado, identificando se o paciente é positivo ou negativo para a doença. Os testes foram realizados entre os dias 12 e 15 de maio, no sistema drive thru, no Centro Multiuso de São José.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.