São José, Santa Catarina, Brasil
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Edição Abril | 2020
Ano - N° 288
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Procon/SJ adere à campanha nacional em defesa dos direitos e deveres do consumidor
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O Procon de São José, juntamente com os Procons de todo o país iniciaram a campanha “Contrato não é papel, contrato tem rosto” em defesa dos direitos e deveres do consumidor. O objetivo da campanha é de orientar os cidadãos, de forma mais humanizada e transparente, nesse momento delicado e que tem afetado a vida de todos, incluindo consumidores, fornecedores e trabalhadores.
“A ideia é promover o diálogo entre consumidores e fornecedores, cada um mostrando suas dificuldades e buscando alternativas juntos, para a realização de negociações possíveis a fim de garantir a manutenção dos contratos sem inviabilizar tanto a sobrevivência dos consumidores quanto a continuidade da atividade econômica dos fornecedores”, afirma o diretor do Procon/SJ, Fabrício Vieira.
A primeira onda de negociação será com os fornecedores do Transporte Escolar considerando que o consumidor, em momentos como este de pandemia, pode vir a rescindir seu contrato em razão de força maior. “É preciso mostrar que estes profissionais, muitas vezes, fizeram empréstimos para dar conforto e segurança aos filhos dos consumidores e que têm famílias para alimentar. Assim, novas alternativas podem surgir como acordar serviços extras após a pandemia, diminuição de valores, dilação de prazo, tudo a ser combinado entre o prestador do serviço e o consumidor com a ajuda do Procon”, explica Fabrício.
“Quando mantemos contratos, mantemos famílias, quando permitimos ao consumidor mostrar que perdeu renda e que quer manter contratos também mantemos a dignidade de uma família inteira”, observa o diretor ao concluir que o diálogo é sempre a melhor opção para que as relações contratuais e de consumo possam ser satisfatórias para ambas as partes.

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