São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 15:19
Edição Março | 2020
Ano - N° 287
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Classificados



Veja também:
CEI Eloí Niestche é reinaugurado

Educação & Cultura
 
Feira da Freguesia garante oportunidades para os produtores locais de São José
Clique na imagem para ampliar.
Desde agosto de 2014, a Feira da Freguesia movimenta o Centro Histórico de São José no segundo domingo de cada mês. O evento foi criado pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, com o objetivo de resgatar o Centro Histórico como área de convívio para a comunidade, valorizando e dando visibilidade à cultura local. Além de encantar e alegrar moradores e visitantes, a Feira que já se tornou uma tradição para a cidade também se firmou como oportunidade para os produtores locais. Atualmente, cerca de 180 expositores de artesanato e 30 da área da gastronomia participam do evento.
De acordo com a prefeita Adeliana Dal Pont, fomentar a cultura local e gerar oportunidades de emprego e renda é uma prioridade para o Município. “Sentimos uma alegria imensa em ver que a comunidade cada vez mais participa da Feira da Freguesia, um evento que, além de retomar o Centro Histórico como um espaço importante de convívio para as famílias, tem também um papel fundamental para a preservação das tradições folclóricas e a valorização das manifestações artísticas da nossa cidade por meio do artesanato, além de ser um espaço para os produtores locais”, diz Adeliana.
Rita de Cássia Stotz, 63 anos, é uma das integrantes do ateliê Meninas da Terra, que participa desde a primeira edição da Feira. Com o trabalho em conjunto, elas dão vida ao folclore regional, criando peças como o Boi de Mamão, utilitários e vasos com as técnicas aprendidas na Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros. “No início a gente só criava as peças para se divertir, mas depois recebemos o convite para participar da Feira da Freguesia. A partir do evento, gente pode começar a produzir mais peças, porque a participação na feira não é importante apenas para vender, mas também para receber encomendas e, o principal de tudo, tanto para nós como para outros feirantes, é a oportunidade de fazer contatos para divulgar o nosso trabalho”, revela Rita.
Moradora do bairro Jardim Cidade de Florianópolis, Maria Beatriz Brustolin Giaretta e o marido Oscar Giaretta são integrantes do Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana desde a sua fundação em novembro de 2013. “É uma oportunidade a mais que o grupo tem de levantar recursos, pois levamos ao evento a nossa gastronomia típica, servindo carreteiro e paçoca de pinhão. É um trabalho prazeroso, no qual também temos a oportunidade de mostrar nossa cultura por meio da dança. A Feira veio para ficar, dando oportunidade para a cultura, gastronomia e para o artesanato”, assinala Maria Beatriz.
Para a superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Joice Porto, a Feira da Freguesia é um espaço no qual as pessoas de diferentes idades se reúnem para desfrutar da cultura josefense de forma diferenciada. “Oferecer diversas atrações no Centro Histórico de São José resgata a história do nosso município e fomenta a economia local, atraindo novos turistas para desfrutar de um espaço que é destinado para ampliar a cultura e a convivência entre as pessoas”, pontua Joice.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.