São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 13:14
Edição Junho | 2019
Ano - N° 278
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
Dados da Segurança Pública confirmam queda na criminalidade em São José
Procuradoria Especial da Mulher
Combate às drogas
Prefeitura apresenta cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre
Prefeitura vistoria obras em andamento no município
Prefeitura de São José elabora Projeto de Intervenção na Bacia do Rio Roçado
Membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente tomam posse em São José
Inscrições para o processo seletivo do Conselho Tutelar de São José vão até o dia 3 de julho

Cidade
 
Fiscais de posturas da SUSP realizam vistoria nas vagas da Zona Azul
Clique na imagem para ampliar.
Os fiscais de postura da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) realizaram, no último dia 17 de junho, um trabalho de verificação das adequações necessárias das vagas da Zona Azul. Durante toda semana, os fiscais deram orientações a respeito dos recuos frontais dos estabelecimentos nos bairros Kobrasol e Campinas, além dos outros locais em que o sistema rotativo será implantado.
Os fiscais orientaram a população e os comerciantes a respeito das demarcações e verificaram os tipos de vagas em recuos frontais já existentes. As vagas regulares em frente aos comércios possuem 7 metros (5,5m para os veículos e mais 1,5m referente ao passeio público). As vagas que têm extensão entre 5,49m e 4,5m, mais 1,5m de passeio não poderão ser usadas como estacionamento pelo estabelecimento comercial, sendo implantada a Zona Azul.
O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul começou a operar na cidade no último dia 10, em fase de testes, sem cobrança. A disponibilidade das vagas está ocorrendo por etapas. Durante o período de vistoria, os fiscais verificaram a regularidade das 568 vagas implantadas na etapa A e também realizaram um levantamento das próximas 1.037 vagas da etapa B, que serão disponibilizadas nos bairros Kobrasol e Campinas. A implantação total do sistema deve correr dentro de 20 meses e irá abranger também os bairros Forquilhinha, Centro Histórico, a Avenida Leoberto Leal, em Barreiros, e o entorno da sede dos Correios, localizada no bairro Nossa Senhora do Rosário. Segundo a Prefeitura de São José, serão disponibilizadas, no total, mais de 5 mil vagas de estacionamento rotativo.

Como vai funcionar?

A Zona Azul funcionará de segunda à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sendo que o tempo máximo de estacionamento em uma mesma vaga é de duas horas. O preço público para a Tarifa Básica de Utilização por vaga para automóveis, caminhonetes, camionetas e similares será de R$2,50 pelo período de uma hora. Já o valor por vaga de ciclomotores, motocicletas, motonetas e similares será de R$ 1,25.
O pagamento poderá ser feito em parquímetros (moedas, conta online e cartão pré pago), com os monitores (dinheiro, cartão de crédito/débito, cartão pré pago e conta online), pelo aplicativo Digipare – Zona Azul Digital e Rotativo Digital (cartão de crédito e boleto) e em pontos de venda (dinheiro, cartão pré pago e, cartão de crédito ou débito).
Os idosos e as pessoas com deficiência terão direito a vagas especiais, mas também terão que pagar e colocar a credencial específica sobre o painel do veículo. Para idosos, o tempo máximo de permanência será de duas horas, enquanto que para os portadores de deficiências e com dificuldade de locomoção, o tempo máximo será de quatro horas.
Os usuários que tiverem dúvidas sobre a zona azul em São José podem ligar para a Ouvidoria do Município, no 0800-6449040, que disponibilizou uma equipe própria para atendimentos e orientações.

Início da cobrança – O início da cobrança da Zona Azul de São José, que estava programado para ocorrer no último dia 17, foi transferido para uma nova data ainda não definida. A decisão ocorreu em função da necessidade de realizar adequações ao sistema. A empresa responsável pela Zona Azul em São José já foi notificada para realizar as correções e a Prefeitura divulgará a nova data de início da cobrança.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.