São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 11:44
Edição Outubro | 2018
Ano - N° 270
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
AM Construções comemora 40 anos na construção civil
SC já escolheu seus deputados e senadores

Especial
 
Brasil e Santa Catarina elegem Presidente e Governador do PSL
Clique na imagem para ampliar.
Jair Messias Bolsonaro na Presidência da República e Carlos Moisés da Silva no Governo do Estado. No último domingo, dia 28 de outubro, os eleitores catarinenses e brasileiros apostaram no PSL – Partido Social Liberal, para os comandos do Executivo Estadual e Federal.
O novo presidente da República foi eleito com mais de 55% dos votos válidos, o que representa quase 58 milhões de votos. Já Fernando Haddad, do PT – Partido dos Trabalhadores, recebeu pouco mais de 47 milhões de votos, correspondendo a um percentual de cerca de 45% dos votos válidos. O total de abstenções ultrapassou os 21%, com o não comparecimento de mais de 31,3 milhões de brasileiros às urnas. Os votos brancos foram pouco mais de 2%, ou seja, quase 2,5 milhões, e os nulos somaram pouco mais de 8,6, quase 7,5%.
Santa Catarina elegeu o comandante Moisés com 71,09% dos votos válidos. De um total de 3.719.421 de votos válidos no Estado, 2.644.179 catarinenses confirmaram a preferência pelo candidato do PSL, contra 1.075.242 (28,91%) que optaram pelo deputado estadual Gelson Merísio, candidato do PSD – Partido Social Democrático. As abstenções foram de 855.040 (16,87%), enquanto os votos em branco somaram 151.683 (3,60%), e os nulos chegaram a um total de 342.425 (8,13%).

PERFIL

Presidente – Jair Bolsonaro é natural de Campinas (SP), tem 63 anos, é casado pela terceira vez e tem cinco filhos, dos quais três são políticos – Flávio é deputado estadual pelo Rio e foi eleito senador no último dia 7; Eduardo foi reeleito deputado federal por São Paulo e Carlos é vereador no Rio de Janeiro, do casamento com Rogéria Nantes Nunes Braga. É pai ainda de Renan, que teve com Ana Cristina Siqueira Valle, e de Laura, do atual casamento com Michelle Bolsonaro.
Formou-se em 1977 na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), e chegou à patente intermediária de capitão. Em 1988, foi para a reserva, após ter sido eleito vereador no Rio de Janeiro. Em 1991, assumiu uma vaga na Câmara dos Deputados e foi reeleito desde então. Atualmente está no sétimo mandato de deputado federal.

Governador de SC – Carlos Moisés da Silva é natural de Florianópolis (SC), tem 51 anos, é casado com Késia e tem duas filhas, Sarah e Raíssa. Estreante na política, Moisés está na reserva do Corpo de Bombeiros depois de cumprir 30 anos de serviço. O novo governador entrou no serviço público pela formação da PM, em 1987. Nessa época, o Corpo de Bombeiros fazia parte da mesma corporação. Ao final do treinamento, Moisés preferiu ser bombeiro. Foi corregedor-adjunto da corporação, onde também passou pela Ouvidoria, coordenador Regional de Defesa Civil no Sul do Estado e assessor técnico na diretoria de planejamento da Secretaria de Justiça e Cidadania. Comandou a unidade do Corpo de Bombeiros de Tubarão por 18 anos.
É bacharel e mestre em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde foi professor de direito administrativo e constitucional, além de ser inscrito no Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


SC terá a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa

Os eleitores catarinenses elegeram cinco mulheres para a Assembleia Legislativa, o que representa 12,5% das 40 cadeiras do Parlamento estadual. Ada de Luca (MDB) e Luciane Carminatti (PT) foram reeleitas. Ana Caroline Campagnolo (PSL), Marlene Fengler (PSD) e Ana Paula da Silva (PDT) assumem pela primeira vez o mandato de deputada estadual.
Essa é a maior bancada feminina já eleita em Santa Catarina. Nas eleições de 2010 e de 2014, quatro deputadas foram eleitas em cada um dos pleitos.
Em novembro de 2014 foi instituída a bancada feminina na Alesc, que amplia os direitos da mulher e promove ações de cunho social e na área da saúde.
A deputada reeleita, Luciane Carminatti (PT), foi a mais votada nessa eleição, com a segunda maior votação do Estado. “Eu acredito que seja o resultado de um grande trabalho coletivo, especialmente na área de educação. Nós travamos grandes batalhas em defesa dos programas federais, nas denúncias e fiscalizações de verbas não aplicadas, na defesa das bolsas, na expansão do ensino e também na defesa dos professores. Temos um compromisso com a educação”, afirma.
A posse das deputadas eleitas para nova legislatura é dia primeiro de fevereiro.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.