São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 12:04
Edição Maio | 2018
Ano - N° 265
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Gestão e Política
Dário protesta contra cortes no orçamento e governo mantém recursos para obras em SC
Parceria dá acesso à compra de eletrônicos por profissionais de educação
Perturbação do sossego público é tema de debate entre municípios da região

Geral
 
Prefeita e vereadores de São José cobram melhorias na mobilidade urbana da cidade em Brasília
Clique na imagem para ampliar.
Reunião foi realizada na Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT)

A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), e os vereadores Orvino Coelho de Ávila (PSD), Nardi Arruda (PSD) e Michel Schlemper (MDB) estiveram em Brasília, no último dia 09 de maio, participando de uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o Consórcio Autopista Litoral Sul. No encontro, foi debatida uma série de melhorias para a mobilidade urbana da cidade, envolvendo a BR-101 e o Contorno Viário da Grande Florianópolis.
O projeto do Contorno Viário prevê a construção de uma autoestrada de 50 km, entre Biguaçu e Palhoça, com o objetivo de retirar o trânsito pesado da BR-101 da área urbana de São José. Adeliana cobrou mudanças no projeto do Contorno no trecho que corta o município e criticou o ritmo das obras, que são de responsabilidade da Autopista Litoral Sul. A previsão inicial era de concluir o Contorno em 2012, sendo que o prazo já foi prorrogado para 2022. “Todas as vezes que fomos chamados, nos colocamos à disposição para ajudar. Agora nossa decepção é que achamos que iríamos discutir as novas etapas da obra e não voltar a debater questões que para nós já estavam resolvidas”, desabafou a prefeita.
Adeliana também solicitou alterações no projeto de um túnel, localizado no Alto Forquilhas, que precisa ser alargado para permitir o tráfego de veículos, já que a estrutura permite apenas a passagem de pedestres. A prefeita de São José quer evitar o que ocorreu na duplicação da BR-101. “Em março de 2013 eu protocolei aqui na ANTT a situação de túnel localizado no meio da cidade de São José (no bairro Kobrasol), a quarta maior de Santa Catarina, que é uma passagem ridícula. Agora em 2018 estou vendo que com o Contorno será igual”, disse.

Solicitações dos vereadores

Em relação à BR-101, os vereadores que estiveram no encontro fizeram algumas solicitações. São elas:
1) a terceira pista da BR-101 sentido norte, desde o limite do município de São José com Palhoça até o Rio Três Henriques, em Areias.
2) a continuidade da marginal da BR-101, do trecho do Kobrasol até o Shopping Itaguaçu, passando sob a Via Expressa;
3) ampliação do viaduto Kobrasol-Roçado;
4) construção de elevados a partir de uma pista das marginais em todas os viadutos da rodovia;
5) realocação da passarela da Rua Docilício Luz (bairro São Luiz) para a Francisco Pedro Cunha (bairro Kobrasol); e
6) melhoria do trevo de Barreiros com instalação de um possível semáforo ou lombada eletrônica na Rua Cândido Amaro Damásio.

Contorno Viário
Já quanto ao Contorno Viário, as solicitações dos representantes do legislativo josefense foram as seguintes:
1) melhoria da passagem da futura alça de contorno, localizada na Rua Luiz Carolino Pereira, em função da passagem contar com apenas duas vias que interligam toda a região oeste de São José;
2) aumento do raio das rótulas da SC 281; e
3) retirada do aterro sob a ponte do Rio Maruim, no bairro Colônia Santana, já que o aterro funcionará como barragem para as águas da chuva, impedindo o escoamento da água e contribuindo para alagamentos em caso de elevada precipitação pluviométrica.

Nova reunião
Nas próximas semanas, haverá uma nova reunião, na Grande Florianópolis (possivelmente em São José), em que o assunto será discutido novamente. O objetivo é que a ANTT e a Autopista Litoral Sul apresentem propostas mais concretas e respostas aos pedidos feitos pelos municípios da região. Além da presença de prefeitos das cidades envolvidas, o encontro deve contar com a participação do Fórum Parlamentar Catarinense e entidades.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.