Cultura e educação caminham juntas. É o que acredita a Secretaria Municipal de Educação. E por isso, para a pasta, não basta instituir dias comemorativos como o Dia Nacional da Leitura, em 12 de outubro, e sim, garantir e aclarar políticas públicas que proporcionem o acesso a livros, jornais e revistas, até porque, o papel da escola, no que diz respeito a incentivar o aluno quanto ao exercício da leitura, está sendo realizado no dia a dia.
A leitura, sem dúvida, contribui para a atualização do conhecimento, fala Gianni Azevedo, professora do Centro Educação Infantil Flor de Nápolis, pois agrega saberes e influencia na formação profissional, técnica, científica e também literária.
As notícias dos jornais muitas vezes podem ser associadas a temas abordados aos conteúdos trabalhados durante as aulas. “Ao desfrutar dessa coletânea de textos, constata-se o enriquecimento do debate, o aprimoramento da argumentação, a capacidade de observação, interpretação, síntese e comparação”, pontua Maristela Müller, diretora do Centro de Educação Infantil Municipal Flor de Nápolis.
Outra boa opção são os editoriais, argumenta a secretária de Educação Méri Hang, que além de retratar acontecimentos importantes da esfera social, política, econômica, regional, nacional e internacional, proporcionam a oportunidade de desenvolver ideias diferentes sobre o mesmo assunto e provocam a capacidade de fazer perguntas. Além disso, a leitura também auxilia na melhora do vocabulário e da gramática e ajuda a lidar melhor com as questões multidisciplinares e interdisciplinares.
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