São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 18:08
Edição Outubro | 2017
Ano - N° 258
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Dinheiro economizado pela Câmara de São José reforça atendimentos na saúde
Audiência pública avalia cumprimento das metas fiscais
Novas viaturas da Guarda Municipal
Escola de Oleiros receberá homenagem
NOTÍCIAS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SÃO JOSÉ

Cidade
 
Méri Hang lembra Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher
Clique na imagem para ampliar.
No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, data que faz refletir sobre as estatísticas e o que se tem feito para combater o problema. É importante observar como a sociedade lida de forma diferente a fatos relacionados a homens e mulheres, diferença essa construída pelas convenções sociais impostas. A questão do pertencimento ao homem vem mudando, mas ainda há muito a se fazer.
Segundo o Instituto Datafolha, a cada hora, 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil. Dois terços da população presenciaram uma mulher sendo agredida de forma física, verbal ou psicológica no último ano e os algozes estão dentro de casa, no trabalho, ou em locais de lazer. Diante desses dados, conclui-se que muito ainda é preciso ser feito para garantir que elas tenham direitos preservados e sejam tratadas de forma respeitosa e igualitária.
Diante desses fatos, essa data é importante, ressalta a secretária de Educação do município de São José Méri Hang, para se refletir como a mulher ainda é alvo constante de violência e sensibilizar a população acerca desses números assustadores, bem como buscar novas políticas que possam minimizá-la. Cita-se aqui o caso da professora Márcia de Lourdes Friggi, de Indaial, agredida pelo próprio aluno em sala de aula.
Fatos esses, remetem à Lei Maria da Penha, um dos principais mecanismos coibidores de violência doméstica e familiar. Além disso, campanhas de conscientização para que mais mulheres se reconheçam quando estiverem dentro de um relacionamento abusivo e se sintam seguras para realizar as denúncias que permitam a punição para quem o comete.
A secretária Méri Hang ressalta que a mulher, figura extremamente importante na sociedade, vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, deixando de ser mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema patriarcal.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.