São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 09:31
Edição Maio | 2017
Ano - N° 252
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Governador Colombo destaca compromisso de não aumentar impostos
SC apresenta saldo positivo de mais de 1,8 mil novos empregos formais gerados em abril
Aprovado novo marco regulatório para parcerias público-privadas em SC
Municipalização do ITR
Vereadoras de São José são recebidas pelo Secretário de Estado da Segurança Pública
São José realiza Festa do Divino Espírito Santo nos dias 27 e 29 de maio

Especial
 
São José debate aleitamento materno e abuso sexual contra crianças e adolescentes
Clique na imagem para ampliar.
A Câmara Municipal de São José realizou, no dia 19 de maio, uma sessão comemorativa alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, que ocorreu na mesma data, e também ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A sessão foi presidida pela vereadora Cristina de Sousa (PRB) e teve como proponente o vereador Antônio Lemos (PMDB).
Entre os participantes, estiveram presentes: a médica pediatra Tatiana Lemos; a presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis (Comamas), Márcia Del Castanhel; a diretora de Atenção Básica do Município de São José, Fabrícia Martins; o delegado regional de São José, Fabiano Ribeiro da Rocha e a representante do Conselho Tutelar de São José; Adriana Silveira Nunes da Silva.
Márcia Del Castanhel fez um discurso enaltecendo a importância da doação do leite materno, incentivando as mulheres a se tornarem doadoras: “Este é um ato de verdadeira solidariedade humana, porque no mesmo momento em que a mulher está se doando para a criação do seu filho, ela também pode contribuir para salvar a vida de outras crianças”, afirmou. Ela acrescenta que um litro de leite humano pode ajudar a alimentar até dez bebês prematuros. E termina o seu discurso frisando o slogan da campanha lançada pelo Ministério da Saúde: “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”.
Sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, o delegado Fabiano ressaltou a importância de se discutir, tanto o trabalho de prevenção, quanto o de repressão. “Não cabe só aos órgãos de segurança pública trabalhar a prevenção. Sim, deve haver uma maior participação do Município, tanto no Executivo, quanto no Legislativo”. Ele acrescenta que é fundamental também uma maior integração entre as secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social. “Espero que aqui em São José tenhamos essa evolução”, disse.
O delegado também recordou que ao assumir a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São José, em 2012, ficou chocado ao se deparar com o número elevado de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Ele ficou abismado também ao perceber que, em muitos casos, o agressor era alguém muito próximo da vítima. Muitas vezes, alguém da própria família.
Ao finalizar o seu discurso, o delegado afirmou que os policiais civis necessitam de melhores condições de trabalho para poderem atender melhor às vítimas dos abusos. “Nós temos R$ 4 milhões em caixa para construirmos uma sede própria para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, que hoje funciona em um prédio alugado. E nós temos também o dinheiro para construir um Instituto Geral de Perícias que funcione 24 horas por dia em São José. Hoje, o nosso IGP funciona de segunda a quinta, em um local bem desprovido de condições para o trabalho e só funciona durante a tarde”.
O vereador Sanderson de Jesus (PMDB) afirmou que o Município possui terrenos que poderiam ser utilizados para atender a esta necessidade.
O proponente da sessão, vereador Antônio Lemos, enfatizou em seu discurso a proteção às crianças e adolescentes vítimas de abusos. E concluiu: “Estaremos juntos. Vamos brigar por essas situações que o delegado colocou aqui e vamos buscar soluções. Nós ouviremos as crianças”.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.