São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 13:29
Edição Dezembro | 2016
Ano - N° 247
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Audiência Pública discute situação dos catadores de materiais recicláveis
Zona Azul deve ser implantada no município em 2017
Mudanças no trânsito do Kobrasol
Audiência Pública debate violência contra a mulher em São José
São José Previdência recebe recursos do INSS
Crianças do Pedregal recebem Papai Noel Azul da Guarda Municipal de São José

Cidade
 
Seminário de agentes políticos é realizado em São José
Evento ocorreu no dia 13 de dezembro, na Faculdade Anhanguera

Clique na imagem para ampliar.
A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (órgão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina), realizou, em parceria com o Observatório Social de São José, o Seminário Municipal de Agentes Políticos (Semap). O evento ocorreu no dia 13 de dezembro, no auditório da Faculdade Anhanguera, localizada no bairro Picadas do Sul.
De acordo com o coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, o evento teve como público alvo: agentes públicos, agentes políticos (especialmente vereadores), assessores e comunidade em geral. “O objetivo principal é trazer novas ferramentas e novas experiências para que os legisladores possam ter um mandato com mais qualidade e com excelência”, explicou o coordenador.
O Seminário foi realizado durante o dia todo e contou com palestras sobre diversos temas ligados ao dia a dia dos vereadores. Algumas destas palestras foram:
• As Grandes Fraudes no Processo Licitatório: Os Sete Pecados Capitais, ministrada pelo advogado e presidente da Comissão de Licitações e Contratos da OAB, Felipe Cesar Lapa Boselli.
• As Contribuições e Funções do Ministério Público para o Mandato de Vereador, ministrada pela promotora do Ministério Público de Santa Catarina, Andreza Borinelli.
• Fiscalização da Gestão Pública: Metodologia e instrumentos do Controle Social que podem ser utilizados pelos vereadores, ministrada pelo auditor interno da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina e vice-presidente do Observatório Social de São José, Jaime Luiz Klein.
Entre as palestras, houve também uma apresentação do Programa Qualifica – Mandato de Excelência, feita pelo desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER/SC), Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu.
O programa é resultado de uma parceria entre: TRE, Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), OAB/SC, Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), UDESC, IBGE, Governo do Estado, Banco do Brasil, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) e Fundação Escola de Governo (ENA). O objetivo do programa é aprimorar a gestão municipal, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração.
Para Antoninho Tibúrcio, o programa também contribui para uma prestação de serviços à comunidade com maior qualidade, através do treinamento dado aos agentes políticos, que traz novos conhecimentos e experiências.
Os vereadores eleitos de São José: Alexandre Rosa (DEM), André Guesser (PDT), Antônio Lemos (PMDB), Caê Martins (PSD), Cristina de Sousa (PRB) e Nardi Arruda (PSD), além do vereador reeleito Clonny Capistrano, participaram do evento.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.