São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 00:14
Edição Novembro | 2016
Ano - N° 246
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
Clube 1º de Junho
Saúde Nosso Bem Mais Precioso
Caminhão do Peixe

Da Redação
 
Mês da Consciência Negra movimenta São José
Clique na imagem para ampliar.
A programação do Mês da Consciência Negra – Por uma São José sem Racismo, foi oficialmente aberta com uma cerimônia realizada no hall da Prefeitura de São José. Para marcar o mês de mobilização contra o racismo, foi criado um calendário de eventos e atividades que seguem até o dia 1º de dezembro. Entre as atrações estão oficinas, apresentações artísticas, palestras, intervenções culturais, shows e exposições.
Representando a prefeita Adeliana Dal Pont, o superintendente Carlos Eduardo Martins, ressaltou que pessoas que nunca sofreram um ato ou agressão de racismo ou preconceito têm dificuldades para compreender a luta pelo combate ao racismo. “Os números são alarmantes e comprovam a urgência de políticas públicas plenas para conscientizar a sociedade que somos todos iguais”, salientou Carlos Eduardo Martins.
A lei nacional 10.639/03 e a lei municipal 12.519/11 instituíram 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, representando a luta contra a escravidão.
A coordenadora do Grupo de Relações Étnicas Raciais e Gêneros, Janaina Amorim, destacou que São José, nos índices do IBGE, é retratada com cerca de 15% da população negra; mais de 300 terreiros de Umbanda e candomblé, além da diferença salarial entre brancos e negros. “Os dados demonstram uma desigualdade muito grande, por isso precisamos de políticas públicas urgentes para minimizar a desigualdade do nosso país, que é refletida aqui em São José” enfatizou Janaina Amorim.
A performance do Grupo de Dança da Escola Futsamba encantou o público durante a abertura da programação. Eles apresentaram a coreografia Ritos e o intérprete da escola, Severo Pereira apresentou o samba enredo de 2017, com foco na África e ancestralidade e no processo que o negro vivenciou até chegar ao Brasil, um samba que fala de vitória, alegria e, sobretudo, de liberdade e união. Cabe destacar que o samba enredo para o carnaval de 2017, divulgado em primeira mão, homenageia a cidade de São José com destaque para a contribuição do povo negro na construção do município.

Exposição Tempos Coloridos – Durante a cerimônia, o público pode visitar a exposição “Tempos Coloridos”, do artista plástico Décio David, que levou a cultura afro-brasileira para o hall da Prefeitura. Segundo o artista, ele se classifica como afro-catarinense e, por ser ilhéu, Décio resgata a cultura açoriana, folclore, pesca artesanal, rendeiras e oleiros nas artes em tela. “Trabalho com esboço em grafite, depois preencho com um contorno preto para dar a dimensão que eu preciso e, em seguida, eu pinto as telas com tinta acrílica, usando uma textura que furta cores, o que não é comum”, explicou o artista plástico.

Programação

Domingo (20) – Show “Juliana Passos e a Macumbaria” – 19h – Teatro do Centro Multiuso

Segunda-feira (21) – Oficina de Acarajé – 19h - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Procasa
Cinema na Praça – 20h -pátio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Procasa

Sexta-feira (25) – Seminário de Equidade Racial e Gênero na Educação – das 8h às 17h30min - Casa do Educador
Noite Afro com apresentações culturais - 18h - Museu Histórico Municipal de São José

Quinta-feira (1º de dezembro) – Encerramento do mês da Consciência Negra e comemoração ao centenário do samba e ao Dia Nacional do Samba - 19h - Praça Eugênio Raulino Koerich - Kobrasol

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.