São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 23:29
Edição Setembro | 2016
Ano - N° 244
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Estrutura do Poder Judiciário
Tocha paralímpica é conduzida por josefenses
Percebendo as Deficiências
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta
Debate na Praça
Paranaense toma posse na Frente Parlamentar em apoio e Fortalecimento da Mídia Regional
Prefeito interino (Palhoça)
Dia do Contador
Eleições

Geral
 
Trânsito gera prejuízos para a Região Metropolitana
Clique na imagem para ampliar.
Na Grande Florianópolis, os engarrafamentos são recorrentes. Dados do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável) mostram que 172.200 veículos e 25.500 motocicletas cruzam as pontes que ligam a Ilha ao Continente diariamente. Na ponte Colombo Salles, nos horários de pico, os carros ocupam 90% da capacidade da ponte e transportam em torno de 11 mil pessoas. Já os ônibus ocupam 1% da via para transportar 10 mil passageiros. Se os ônibus fossem priorizados, levariam até 18 mil pessoas e seriam seis mil carros a menos no tráfego.
Outros dados apurados pelo Plamus mostram que 60% das viagens a trabalho dos moradores da Grande Florianópolis são realizadas de automóvel e o tempo médio de viagens por transporte público (57 min) é quase o dobro das feitas por automóvel (31 min). Em horários de pico, a velocidade média dos ônibus não passa de 8 KM/h. Para piorar, no verão, 60% dos turistas preferem utilizar o carro para frequentar as praias.
Com as eleições municipais deste ano, há a oportunidade de escolher prefeitos e vereadores comprometidos com a mobilidade urbana. “Se não optarmos por candidatos que atuem em prol dessa bandeira na Grande Florianópolis, simplesmente não teremos mobilidade urbana nas próximas eleições. Não consigo fazer mais de duas reuniões por dia, pois preciso calcular um tempo a mais para chegar até o local. Minha empresa fica em São José, se marco uma reunião às 9h em Florianópolis, preciso sair de lá pelo menos 7h30. Perco meu tempo e novas oportunidades para o meu negócio. Imagina o estresse para os caminhões de entrega, os prestadores de serviços, que trabalham com horário. A falta de mobilidade urbana está afetando o desenvolvimento empresarial e a qualidade de vida das pessoas”, conclui o vice-presidente de Relações Institucionais da AEMFLO e CDL São José, empresário Nelson Silveira.

Campanha – Conscientes da importância do voto, a AEMFLO e CDL São José estão com a tradicional campanha “Nosso voto tem força” para as eleições 2016, buscando refletir as necessidades que a população se depara no dia a dia, com frases como: falta segurança no seu bairro? A saúde pública está precária? O trânsito está parado? Vote consciente! O resultado da eleição vai durar por quatro anos. A campanha faz um alerta aos cidadãos josefenses para que avaliem atentamente os candidatos e suas propostas para a cidade. Além de ressaltar a importância de conhecer o passado dos candidatos a prefeito e vereador, também frisa a importância de escolher aqueles que tenham profissionais capacitados em sua equipe e que se comprometam a cumprir integralmente o mandato.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.