São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 09:45
Edição Junho | 2016
Ano - N° 241
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Empreendedor



Veja também:
Após episódio polêmico, Natal diz manter relação de cordialidade com Adeliana
Ponta de Baixo ganha trapiche e revitalização da orla
Imprensa josefense conhece obras da Administração Municipal
Mais obras de infraestrutura

Especial
 
Empresário aborda a importância do desenvolvimento de São José em todas as áreas
Clique na imagem para ampliar.
O entrevistado desse mês no Jornal “Oi São José” é o empresário José Mendes Damian, da Pauta Distribuição SA, empresa que nasceu em solo josefense em 1992. Do ramo empresarial, mas com uma forte atuação política, Damian é presidente do Democratas (DEM), já foi secretário municipal do Planejamento e da Receita em São José, além de candidato a deputado federal e vereador por Florianópolis e São José. Filho de um lavrador e de uma costureira, formado em Ciências da Computação e pós-graduado em Engenharia de Sistemas Computacionais, autor de um livro (Colisão Planetária e a Terra dos Dinossauros), Damian mergulha fundo quando o assunto é política e diz que é preciso ter foco na gestão e no planejamento, sempre buscando o desenvolvimento econômico, social, urbano e político. Confira a seguir a entrevista com o empresário.

Jornal Oi São José – Sua vida pessoal e empresarial sempre esteve ligada à vida política?
José Mendes Damian – Ainda na década de 90 passei a acompanhar a política mais de perto, porque acredito que as pessoas devem participar da política partidária, empregar suas ideias para colaborar com o desenvolvimento do Brasil, de Santa Catarina, de São José. Fui candidato a vereador em Florianópolis em 1992. Em São José, em 1996 e no ano 2000 também fui candidato a vereador pelo PMDB. Em 2002, fui candidato a deputado federal, ainda pelo PMDB. Em 2004 saí do PMDB, migrei para o PSDB de São José e depois para o PP de Florianópolis, onde assumi a presidência do partido. Depois disso, voltei o domicílio eleitoral para São José, até pela minha identificação profissional. Aqui no Município, aceitei o convite do DEM. Atualmente presido o partido em São José.

Oi SJ – E o DEM, como está se articulando no Município para as próximas eleições?
Damian – Temos candidato à majoritária. Convidamos o vereador Amauri dos Projetos para integrar o DEM e ser nosso candidato a prefeito. Passamos a conversar com vários presidentes de partidos que tenham condições de aglutinar forças políticas em torno de uma candidatura com maior visibilidade, maior densidade eleitoral. Estamos próximos de um entendimento com o PMDB e o PSDB.

Oi SJ – E como avalia a participação política de São José em outros cenários?
Damian – Quando se olha para o Município, a gente deveria prestar atenção em algo chamado desenvolvimento econômico, social, urbano, e também, olhar o desenvolvimento político. Não existe nada que impeça que tenhamos deputado federal, por exemplo. Precisamos ter mais deputados estaduais. Hoje somos representados pelo deputado estadual Mário Marcondes. Mas, em contrapartida, não temos nenhuma secretaria de Estado. Não temos que esperar que nos prestigiem, nós é que temos que ocupar nossos espaços. São José tem um povo inteligente, trabalhador, temos universidades, o comércio é bem desenvolvido, somos o centro geográfico da região metropolitana, temos quase 154 mil eleitores, portanto, acredito que temos plenas condições de eleger mais representantes em nível estadual e federal.

Oi SJ – E a política no Município?
Damian – Os partidos políticos, vereadores e lideranças políticas de São José deveriam se voltar ao entendimento, visando o desenvolvimento nessa área. Os últimos prefeitos foram eleitos sem base parlamentar. A política josefense deveria ser mais institucionalizada e menos personalizada. Isso faria bem para a cidade. O problema é que cada partido quer que o seu candidato seja eleito. Nós queremos o vereador Amauri prefeito, mas temos que viabilizar. Todos os que se colocam como pré-candidatos são legítimos, mas temos que avaliar a densidade eleitoral. Temos condições de formar um time muito forte, obviamente, isso passa por mais de um partido.

Oi SJ – O que São José precisa para avançar mais em termos de desenvolvimento?
Damian – É preciso separar o “fazejamento” do planejamento. Temos que fazer funcionar com qualidade o que já existe. A mobilidade urbana precisa de atenção. Eu sou a favor de um viaduto que ligue o Shopping à Via Expressa, por exemplo. São José deveria sediar a rodoviária da Região Metropolitana, evitando que os ônibus entrassem em Florianópolis. Por que não construí-la próximo à área do contorno da Grande Florianópolis? São José e o bairro Estreito (Florianópolis), têm que concentrar grande parte do sistema de transporte coletivo, estar interligados. É necessário investir em planejamento urbano. Planejar é a palavra-chave.

Oi SJ – O que você espera do Poder Público municipal?
Damian – Espero que o Poder Público se cerque de pessoas com capacidade e competência. Que seja agente indutor de desenvolvimento e que traga projetos e mecanismos com sensibilidade, voltados para as crianças, os jovens e os idosos, para aqueles com reais necessidades. É preciso investir no desenvolvimento social. Ronald Reagan já dizia que o melhor programa de desenvolvimento social é o emprego, e eu acredito nisso. Dar condições e investir em conhecimento para que as pessoas possam prosperar por si.

Oi SJ – Na sua opinião, o que é necessário para reverter a situação atual do Brasil?
Damian – O melhor lugar do mundo para morar é a tua casa, o teu bairro, o teu país. Temos que tornar melhor o nosso lugar. Para Santa Catarina e para o Brasil também vale esse princípio. É necessário fazer o desenvolvimento político do nosso País como um todo, repensar a legislação eleitoral e o sistema político atual. Hoje política virou profissão. Sou a favor de apenas dois mandatos de cinco anos em cada cargo, do voto distrital, do parlamentarismo. A política tem que parar e se replanejar. Em relação aos escândalos políticos, acredito na justiça, que ela julgue o que tem que ser julgado. Precisamos ainda repensar o Pacto Federativo, pois hoje o nosso Estado contribui com R$ 46 bilhões e só recebe R$ 7,6 bilhões de volta do que arrecada e dos impostos recolhidos. Hoje a nossa economia está precisando ser recomposta e eu acredito que com planejamento e muito trabalho vamos conseguir sair dessa crise, pois nosso País é uma potência em todos os sentidos.

Oi SJ – Planos para o futuro?
Damian – Eu dedicaria meu tempo para contribuir com o desenvolvimento de São José e acredito que é necessário esse envolvimento por parte de cada um que tem ideias para contribuir. Temos que fazer parte da mudança que queremos ver. O futuro somos nós que construímos hoje.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.