São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 02:24
Edição Janeiro | 2016
Ano - N° 236
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição




Tradição
 
A HISTÓRIA DOS RODEIOS CRIOULOS DE VACARIA
Júnior Furtuoso - E-MAIL: furtuoso@gmail.com

Clique na imagem para ampliar.
O Rio Grande do Sul é rico em tradições, destacando-se entre elas os rodeios crioulos realizados em muitas cidades. O mais famoso deles é hoje o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, realizado de dois em dois anos, onde diversas atrações, desde as culturais até as campeiras, que lembram as lides no campo, se destacam.
Portanto, este trabalho tem como objetivo resgatar a História dos Rodeios Crioulos de Vacaria, com finalidade de registrar a trajetória dos mesmos. Usando a abordagem histórico-estrutural está sendo realizada a pesquisa baseada em fontes bibliográficas, documentais, iconografia e história oral, para trazer e justificar os fatos reais da história dos Rodeios Crioulos de Vacaria, registrados a partir da integração com a realidade histórica do momento. Foram levantados os dados referentes aos vinte e cinco Rodeios Crioulos de Vacaria.
Tudo começou com o movimento tradicionalista, que teve sua origem em festas religiosas das capelas do interior. A posterior criação do Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande é o marco para o início dos mesmos. O primeiro rodeio aconteceu para comemorar o terceiro aniversário da entidade. O primeiro rodeio foi realizado no ano de 1958 e teve caráter municipal, e apenas laço e concurso de rédeas. O segundo, realizado em janeiro de 1959, já teve caráter estadual, com diversos convidados. Após o terceiro rodeio os demais são realizados de dois em dois anos, sendo que o quinto rodeio já foi internacional, pois participaram delegações, principalmente do Paraguai. Assim conclui-se que as coisas não acontecem por mero acaso. É preciso uma impulsão para que se desencadeie o processo de construção para que se transforme em história.
Desde o início, a ideia, a criação, a manutenção, a expansão e a projeto dos Rodeios Crioulos de Vacaria, marcaram momentos e pessoas que com suas visões de mundo se identificaram e deixaram para sempre seu nome na história dos rodeios, na história da cidade e na história das tradições gaúchas.

Rodeio de Vacaria será ampliado em 2016

Pela primeira vez, o Rodeio Internacional de Vacaria, realizado de dois em dois anos nos Campos de Cima da Serra, terá onze dias de duração. Em 2016, o Rodeio está acontecendo de 21 a 31 de janeiro. Em sua 31ª edição, o evento tradicionalista começou uma semana antes para não coincidir com o carnaval.
Outra novidade é a inclusão de concurso de danças ao estilo "Enart", no primeiro fim de semana do Rodeio. Isso aumenta o número de invernadas participantes na competição. O CTG que tiver maior premiação na artística deverá ganhar um carro como prêmio.
A organização é do CTG Porteira do Rio Grande, exemplo de gestão no Rio Grande do Sul. Entre as iniciativas da entidade está uma escolinha de danças tradicionais, reunindo também crianças da periferia. Outro destaque é a transparência: ao final de cada mês, as contas do CTG são enviadas a cada um dos 850 sócios, via e-mail. O balanço também é divulgado na internet.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.