São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 09:27
Edição Setembro | 2015
Ano XXI - N° 232
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Lojistas defendem saída de Dilma e rejeitam aumento da carga tributária

Especial
 
População rejeita aumento de impostos
Feirão do Imposto alerta sobre a alta carga tributária dos medicamentos. Evento ocorreu no calçadão do Kobrasol e atraiu a atenção do público por um detalhe inusitado

Clique na imagem para ampliar.
Conhecido por alertar e conscientizar a sociedade sobre a alta carga tributária presente em uma grande diversidade de produtos, o Feirão do Imposto trouxe como tema neste ano os impostos abusivos dos medicamentos. Organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Aemflo e CDL-SJ, com o apoio do laboratório farmacêutico Elofar, o evento aconteceu no calçadão da Avenida Lédio João Martins, a central do Kobrasol, no último dia 12 de setembro.
De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a carga de tributos extrapola a casa dos 40% no protetor solar e na muleta, cerca de 35% no xarope, 30% no soro e 33,87% nos medicamentos de uso geral. Países como Estados Unidos e Canadá não cobram impostos sobre medicamentos e em outros como França, Suíça e Japão, a carga tributária não ultrapassa os 10%. A estatística coloca o Brasil entre os países mais bem ranqueados do mundo quando o assunto é impostos sobre medicamentos, segundo o diretor de Núcleos Empresariais da Aemflo e CDL-SJ, Rodrigo Schmitt.
Para conscientizar a população, os organizadores do evento montaram um estande com tendas, exposição de banners explicativos, medicamentos e equipamentos de saúde com informações da carga tributária de cada produto. Porém, em uma das tendas, um detalhe criativo chamou a atenção de quem passeava pelo calçadão da Avenida: um caixão aberto repleto de embalagens de remédios com as informações dos tributos e um cartaz com a frase que foi slogan do evento: “o imposto mata”.
“Este é um evento que ocorre no Brasil inteiro e em Santa Catarina são mais de 45 instituições participando. Aqui em São José o tema da edição deste ano é ‘O imposto mata’, que na verdade nada mais é do que um alerta a nossa população, principalmente às pessoas mais idosas, que são as que mais fazem uso de remédios, quanto à alta carga tributária dos medicamentos. Nós mostramos os medicamentos, alguns equipamentos hospitalares como cadeiras de roda, muletas, andadores, tudo com os seus respectivos preços e a carga tributária que incide sobre eles. O objetivo é fazer as pessoas terem conhecimento dessas informações e se indignarem”, explicou Schmitt.
O aposentado Cláudio Córdova, de 66 anos, deu a sua opinião sobre o evento e mostrou a sua indignação: “É muito bom. Deveria acontecer com mais frequência ações como essa, pra conscientizar mesmo as pessoas, pra chocar, porque é uma vergonha!”.

Abaixo assinado – Além do Feirão do Imposto também foi montado outro estande, com o objetivo de colher assinaturas dos munícipes para a Proposta de Emenda à Lei Orgânica de São José, intitulada “Vereador é Eleito para Legislar e Fiscalizar, o Legítimo Representante do Povo”. A proposta defende que o parlamentar evite deixar o cargo do Poder Legislativo para assumir outro no Executivo, mas se assim o fizer, que renuncie ao mandato, conforme explica o presidente da Aemflo e CDL-SJ, Marcos Antônio Cardozo de Souza: “Esta proposta não se trata de uma proibição. O vereador continua podendo sair do Legislativo para ir para o Executivo, mas se fizer isso é preciso que ele renuncie, dê espaço ao suplente, respeite a independência entre os poderes, e então, migre para o Executivo, o que não acontece atualmente. Nós entendemos que, da forma como ela se dá hoje em dia, esta é uma relação promíscua, porque muitas vezes o vereador pode deixar de ser um fiscalizador, um representante do povo, uma oposição, pra de repente virar base do governo”.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.