São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 18:43
Edição Julho | 2015
Ano XXI - N° 230
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Concurso leva empreendedores para Berlim
EJA forma mais 300 alunos
São José no Parapan
Começam os preparativos para as eleições diretas para diretores
Olaria josefense agora é Patrimônio Cultural Imaterial
Apresentação leva projetos para palco do Multiuso

Educação & Cultura
 
Exposição “Um Olhar Iconográfico de São José” retrata o passado e o presente da cidade
Clique na imagem para ampliar.
Com o objetivo de retratar o passado e o presente da cidade através da arte, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), realizam a Exposição “Um Olhar Iconográfico de São José”. As obras estão expostas no hall do prédio da Prefeitura desde o dia 10 de julho e permanecem até o final deste mês.
O projeto foi pautado em três temas: Produzir, Habitar e Conviver. A partir daí buscou-se retratar alguns dos ícones mais representativos da cidade através de fotos exclusivas com abordagem dentro destes três temas. Por exemplo, no tema Produzir valorizou-se atividade da pesca, que está entre os ofícios mais antigos da cidade, assim como atividade da olaria, que também está representada na mostra. No caso da arte da olaria, tradicional técnica trazida pelos imigrantes açorianos de produzir objetos e utensílios a partir da modelagem do barro, os ícones retratados foram a Maricota e a as panelas de barro, como peça utilitária.
Dentro do tema “Habitar” destacou-se a Igreja Matriz, símbolo histórico da cidade onde são realizadas missas desde 1751, tendo como ícones a Cruz, o Galo, a Porta e o Topo da Igreja Matriz. Outro destaque deste tema foram os casarios do Centro Histórico, cujos ícones retratados foram o Casario Gaspar Neves, as Janelas Açorianas e Ornamentos Açorianos.
Para o tema “Conviver” foi escolhida a Festa do Divino, trazendo como ícones o mastro, a cruz, a pomba e os ornamentos do Divino, conhecidos como os tradicionais símbolos.
“A iconografia é um conjunto de estudos e pesquisas, que envolvem a busca de memórias, de saberes, de lendas e mitos, de cores, de aromas... Enfim, de um conjunto de expressões que traduzem os nossos hábitos culturais, do nosso cotidiano. A iconografia tenta traduzir esses elementos materializando-os em ícones, em cores, em desenhos, em formas e isso acaba se tornado uma expressão artística”, explicou o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Caê Martins. “O objetivo desse evento é fortalecer, através da arte e do artesanato, expressões da nossa cidade e propagar aquilo que é nosso, fortalecendo a nossa identidade”, acrescentou. De acordo com o superintendente, a exposição também deverá rodar por outros locais da cidade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.