São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 17:27
Edição Julho | 2015
Ano XXI - N° 230
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Vi... Ouvi... Escrevi... Luiz Mar Sória
Barreiros Chico Salvadori

Colunistas
 
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon
Clique na imagem para ampliar.
COMO PROGREDIR NA VIDA?

Há várias maneiras de se progredir, corretamente, na vida. Todas têm como fundamento básico o trabalho.
Se você tiver nascido em berço de ouro, tudo que tem a fazer é tentar se espelhar em quem construiu a fortuna. O ditado diz, mais ou menos assim, “pai rico, filho nobre, neto pobre”. Ou seja, se você herdou, trate de tentar preservar e construir o futuro em bases sólidas, sem deixar de aprender as lições de quem construiu e sem ignorar que o futuro é fruto do que você fizer agora.
Se você não tiver nascido em berço de ouro, ou seja, se você faz parte da imensa maioria de brasileiros que luta para ter uma vida melhor, tenha em mente que, ou você vai lutar para ter um bom emprego, ou tentar vencer sendo empreendedor. Tanto no caso de empregado, ou no de empregador, quem faz diferente, quem faz melhor, quem faz com precisão, no tempo certo e ultrapassa o que se espera, esse tem grandes chances de progredir mais rápido.
Progredir é isso, ter uma vida melhor, uma vida em que mais do que sobreviver, você vai viver como sempre quis. Uma conta bancária recheada que garanta a sua sustentabilidade e da sua família por longos anos. Uma vida sem preocupações de ordem financeira. Sim, porque não pense que você não terá outros problemas.
Suas finanças poderão estar em ordem. Seu nível econômico poderá ser raridade. Enfim, problemas materiais você pode até não ter. Mas, o que mais importa na vida é o conjunto. Quem vive do dinheiro e para o dinheiro, não consegue perceber que a vida é muito mais do que isso. O conjunto da obra é estar bem, tanto na parte material, como na espiritual.
Sem dinheiro não se vive. O dinheiro realiza desejos, satisfaz vontades, coopta os que se deixam seduzir pelo canto da sereia, compra traidores. Seja no âmbito do trabalho, ou da política. Infelizmente.
O dinheiro inebria os sonhadores, embriaga os corruptos, fere a moral, cria um país sem ética, um povo descrente. Povo que acorda cedo para mais um dia de trabalho e se revolta ao tomar conhecimento que quase não passa um dia sem que se noticie mais um escândalo.
Disse Aparício Torelly, o Barão de Itararé, humorista falecido: "Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados. O Barão queria dizer que a questão da corrupção no Brasil é algo cultural. Será?
Claro que não. Mas, não é isso que a sociedade honesta sente ao perceber que grande parte dos políticos está envolvida em falcatruas. Não é isso que a sociedade sente ao perceber que nascida, ou não, em berço de ouro, tem que trabalhar para ter uma vida digna, dar duro todos os dias, enquanto uns poucos, em lugar de trabalhar para que os brasileiros possam ter uma vida melhor, vivem para locupletar-se com o dinheiro do povo. Até quando?
(*) Doutor em Engenharia de Produção – pguilhon@hotmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.