São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 11:04
Edição Março | 2015
Ano XXI - N° 226
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Areias recebe projeto Fala, São José!
Feira da Freguesia acontece no dia 12 de abril
São José celebra Semana do Consumidor e sedia Encontro Estadual de Procons
São José oferece serviço na área da saúde mental
Parada da Diversidade leva o público para as ruas
Novo Centro de Educação Infantil é inaugurado no Loteamento Araucária
Bairro Forquilhinha ganha mais um Centro de Educação Infantil
Novos espaços
Exames supletivos
Inaugurações de obras marcam as comemorações dos 265 anos de São José
São José recebe 9º Concurso Gastronômico Sopa de Siri
Banco Municipal de Voluntários
Secretaria Municipal de Educação homenageia as mulheres

Cidade
 
Comunidade da Colônia Santana sofre com problemas de infraestrutura
Moradores dizem conviver há anos com as mesmas situações ruas em condições precárias e pontes improvisadas com pedaços de madeira. É nessa situação que alguns moradores do bairro Colônia Santana estão vivendo. Em períodos de chuva algumas ruas não pavimentadas ficam sem a menor condição de tráfego. Acidentes já aconteceram nas pontes e a comunidade reclama do descaso do poder público.

Clique na imagem para ampliar.
Ruas em mau estado
Após receber a denúncia de um dos moradores, nossa reportagem foi até o local para ouvir a comunidade e viu de perto o problema. A revolta das pessoas é grande. Em ruas como a Adelino Joaquim dos Santos, popularmente conhecida como “Rua do Cemitério”, e a João Adelino Ventura, o problema é o mesmo, as más condições das estradas. As ruas, de barro e esburacadas, são um incômodo para quem trafega com veículos, a pé, e principalmente, para quem mora por ali. Quando o tempo está seco, o problema é “apenas” a poeira, mas quando chove tudo fica ainda pior. A lama dificulta demais o deslocamento dos moradores, como por exemplo, o casal de idosos Dona Doraci (67 anos) e Seu Paulo (72), que vivem na Rua João Adelino Ventura: “Quando chove isso aqui fica horrível! Os carros não conseguem passar, atola tudo, além de vários acidentes que acontecem. Uma vez eu fui operada e na hora de ir pra casa nosso carro não conseguia passar, de tão ruim que estava a estrada. O meu marido foi reclamar para um vereador pra ver se ele podia fazer alguma coisa pra nos ajudar e sabe o que ele me disse? Disse pra eu ficar dentro de casa e não sair. Não sair, como? Se eu fui operada, tinha consulta médica. Isso não é resposta que se dê pra gente”. Dona Doraci também se queixou do Poder Executivo: “Já reclamamos para a Prefeitura um monte de vezes e é sempre a mesma coisa, eles fazem de conta que não ouvem. Se dependesse deles a gente ficava isolado aqui”.
Em outra rua a lama que escorre desce barranco abaixo e invade alguns terrenos que estão em nível inferior ao da estrada. No mesmo barranco, árvores e postes também correm risco de cair. Outro morador da região, Rogério da Silva, também se queixou do descaso: “Fomos até a Secretaria de Infraestrutura para reclamar dos problemas várias vezes, mas eles nunca fazem nada pela gente. Em uma dessas conversas, nos disseram que os impostos que o pessoal daqui pagam não compram uma caçamba de material. Isso é um absurdo! uma total falta de respeito com gente”.

A situação das pontes
A situação de duas pontes também preocupa a comunidade. Numa delas há uma placa informando sobre a obra de uma ponte de concreto armado que já deveria estar pronta (o prazo para a entrega das obras é de 120 dias e a data de início é de 17/09/2014). Porém a ponte está inacabada e os carros trafegam sobre pedaços de madeira quebrados. Em outra ponte, localizada na Rua João Adelino Ventura, a situação é semelhante. Segundo os moradores já ocorreram vários acidentes com veículos que tentam passar pelo local. Os moradores afirmam que eles mesmos improvisam com mais pedaços de madeira para que o tráfego seja possível.

A resposta da Prefeitura
Nossa reportagem entrou em contato com o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito, José Natal Pereira. Sobre a situação das ruas ele explicou: “Isso não é verdade! Vamos esclarecer. A estrada geral da Colônia Santana, por exemplo, que liga a Colônia Santana a Santo Amaro e a São Pedro de Alcântara não está em péssimo estado. Se está trafegando nela normalmente. Eu a arrumei na semana passada, antes da chuva, mas lamentavelmente logo depois choveu muito durante vários dias. Os problemas estão ocorrendo em algumas saídas para outras propriedades, e nós não conseguimos resolver porque o tempo chuvoso não estava permitindo”. Natal também afirmou que a Secretaria de Infraestrutura está trabalhando para melhorar a situação, c0m um projeto cujo investimento no bairro Colônia Santana era de R$ 6 milhões. Porém informou: “Este é um financiamento que o Município fez junto à Caixa Econômica Federal, mas ocorreram alguns problemas de readequação no projeto, porque é obrigado existir passeios de, no mínimo, 1,5 metro nas vias públicas, e em 90% daquelas servidões da Colônia Santana, que são as que mais incomodam, não havia espaço pra fazer passeio. Se o fizéssemos, a rua ficaria com menos de três metros. A Caixa Econômica suprimiu e nós tivemos que readequar o projeto. Tivemos que tirar (do projeto) essas que são as que mais incomodam, em terrenos muito íngremes, e vamos calçar aquelas que são planas”. Natal afirmou que a Rua Adelino Joaquim dos Santos será pavimentada com lajotas desde a subida do morro até após o cemitério, em até 150 metros, assim como outros trechos também. Já para a Rua João Adelino Ventura, Natal disse que não há previsão de pavimentação.
Quanto à ponte da Rua Cecília Pial, o secretário informou que a colocação das vigas e do assoalho será feita até o dia 20. Já a ponte da Rua João Adelino Ventura será refeita nos próximos dias. Natal acrescentou que no projeto de obras no bairro também está inclusa a construção de diversos muros de contenção.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.