São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 19:57
Edição Janeiro | 2015
Ano XXI - N° 224
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Colunistas
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
73% das empresas sofrem com falta de mão de obra qualificada
Legislaturas serão instaladas em 1º de fevereiro
Aumento da tarifa de ônibus traz prejuízos para as empresas

Geral
 
Municípios da Grande Florianópolis se reúnem para capacitação em Defesa Civil
Clique na imagem para ampliar.
O último dia 20 de janeiro foi a data escolhida para que técnicos de seis municípios da Grande Florianópolis compartilhassem conhecimento e experiência na área de prevenção de riscos. O encontro, coordenado pela Defesa Civil Estadual e sediado em São José, teve como objetivo orientar os profissionais sobre os padrões adotados em caso de desastres. Um dos focos foi a correta utilização do Sistema Integrado de Informação de Desastre (S2ID).
“Precisamos estar preparados para quando um evento chegar, só assim, poderemos agir com antecedência”, destaca o diretor da Defesa Civil de São José, coronel Fernando da Silva Cajueiro. Ele teve a iniciativa de convidar os municípios da região para participar do treinamento, que inicialmente seria somente para os servidores municipais. “Somos vizinhos e o efeito do impacto de um, tem conseqüências em todos nós”, justificou, ao enfatizar que a defesa civil “somos todos nós”.

O S2ID é uma ferramenta de trabalho importante, que ajuda a reunir toda documentação necessária para decretar uma situação de emergência ou pedir ajuda humanitária. “Há uma série de requisitos para homologar o pedido”, explica Cajueiro. O procedimento é necessário, inclusive, para a liberação de recursos do Governo Federal.
Para o servidor Arno Arelino Schüssler, que integra o Centro de Informação e Desastres da Defesa Civil Estadual, a reunião foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e unificar os procedimentos. “Ficamos muito felizes com a iniciativa de São José em convidar outros municípios para esta capacitação, pois este espaço ajuda a evitar inconsistências e uniformiza os entendimentos”, pontuou.
No período da tarde, o diretor de Prevenção de Desastres, James Rides as Silva, falou sobre a efetivação de um plano de trabalho, que a ajude os gestores públicos a organizar e construir as localidades após incidentes.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.