São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 17:20
Edição Janeiro | 2015
Ano XXI - N° 224
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Colunistas
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
São José conhece nova Mesa Diretora da Câmara
José Natal Pereira assume Prefeitura de São José
Fórum de São José vai ganhar uma passagem para pedestres
Moradores do Bairro São Luiz decidem utilizar CRAS para ampliar atendimento de Saúde
Entidade assistencial recebe R$ 13 mil do Troco Solidário da Havan São José
PROCON divulga ranking das empresas com mais reclamações em 2014

Especial
 
Colombo apresenta nova equipe de governo
Governador apresenta nova equipe de governo para segundo mandato

Clique na imagem para ampliar.
Em entrevista coletiva realizada antes da posse, o governador reeleito, Raimundo Colombo, ao lado do vice, Eduardo Pinho Moreira, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - ALESC, Romildo Titon, falou da relação com a presidente Dilma Rousseff, obras e sobre o perfil do novo governo.
Colombo citou a boa relação com a presidente Dilma Rousseff como um fator importante para viabilizar investimentos no Estado de Santa Catarina: “Eu tenho conversado com a presidente Dilma e veja bem, eu não a apoiei no primeiro mandato e ainda assim ela deu um suporte significativo à Santa Catarina. Nós temos uma relação muito próxima, de parceria, e que permitiu que a gente realizasse todo esse programa de investimentos no nosso Estado e eu estou muito otimista quanto ao cenário futuro”, pontuou.
Sobre obras, o governador reeleito citou a previsão de entrega das obras da ponte de Laguna na BR-101, prevista para abril. Ainda na linha da relação com o Governo Federal, o governador também falou sobre questões envolvendo obras em outras rodovias: “Na 470 foram vencidas todas as etapas burocráticas e as obras estão andando. Nós estamos acompanhando e elas estão num ritmo cada vez maior. As obras na 280 estão começando agora, e quanto à 282, no trecho de Xanxerê, a questão já está resolvida e agora nós começamos as obras neste elevado aqui de Santo Amaro”. Por outro lado, Colombo reclamou da burocracia, que segundo ele, tem dificultado o andamento de todo o processo que envolve as obras: “No Brasil nós temos um modelo, um sistema burocrático, que é extremamente dificultador de ações”, afirmou. O governador ainda citou os investimentos do PAC e afirmou que em 2015 mais 45% dos projetos serão concluídos, que somados aos 20% já concretizados, totalizariam um índice de 65%.
Quanto ao perfil da equipe de governo, Colombo explicou que ele e Pinho Moreira procuraram pessoas experientes, qualificadas e que conheçam as áreas profundamente para comporem o quadro. O governador também citou um novo modelo de trabalho que será implantado na parte administrativa: “Na questão administrativa nós estamos implantando um novo modelo de trabalho, que é um modelo de fluxo de caixa, que é muito utilizado pelos americanos em empresas privadas. Você refaz toda a questão de custos, de contratos existentes, de custos permanentes, você reavalia tudo isso todo mês, e ele produz um resultado de economia e de eficiência extraordinário”.
O governador reeleito Raimundo Colombo e seu vice, Eduardo Pinho Moreira, foram empossados no último dia 1º de janeiro, em solenidade que ocorreu na ALESC. Na ocasião também foram nomeados alguns dos secretários que farão parte da equipe de governo nesse novo mandato. Conheça o perfil de cada secretário:

Administração – Derly Massaud de Anunciação
Formado em Administração de Empresas, é titular da Secretaria da Administração há dois anos. Em 2003 foi convidado para ser secretário da Comunicação do Governo do Estado permanecendo por nove anos. Também atuou na Casa Civil.

Casa Civil – Nelson Antônio Serpa
Natural de Campos Novos, foi vereador e prefeito da cidade. Foi secretário da Fazenda de Blumenau e procurador-geral do Estado em 1994 e 2011. De outubro de 2011 a dezembro de 2012 foi secretário da Fazenda e desde janeiro de 2013 é secretário da Casa Civil.

Acélio Casagrande, que até então ocupava o cargo de secretário-adjunto da Saúde, assumirá como secretário executivo de Articulação Nacional, em Brasília, pasta vinculada à Casa Civil. E Celso Calcagnotto continuará na Secretaria Executiva de Supervisão de Recursos Desvinculados; e Geraldo Althoff na Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos.

Para a Secretaria Executiva da Casa Militar, também vinculada à Casa Civil, foi reconduzido o tenente-coronel Nildo Otávio Teixeira, que ocupa o posto desde março de 2012. Além de formação militar, é bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especialista em Administração em Segurança Pública (Unisul) e em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Univali)

Educação – Eduardo Deschamps
É graduado, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela UFSC. Professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 1990, onde também ocupou os cargos de reitor e presidente. Atuou com secretário-adjunto da secretaria de Estado da Educação de janeiro de 2011 a março de 2012. Assumiu a secretaria em março de 2012 e agora é reconduzido ao cargo.

Fazenda – Antonio Marcos Gavazzoni
É formado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), mestre e doutor em Direito Público pela UFSC. De 2007 a 2008 foi secretário de Estado da Administração e entre dezembro de 2008 e março de 2010 foi secretário de Estado da Fazenda. Em janeiro de 2011 assumiu a presidência da Celesc até dezembro de 2012. Reassumiu a Fazenda em 2013.

Infraestrutura – João Carlos Ecker
Assumiu a secretaria em abril de 2014. Formado em Administração e em Direito, foi também secretario regional e vice-prefeito de São Lourenço do Oeste. Segue agora como secretário de Infraestrutura tendo como secretário-adjunto Vanderlei Agostini. O Deinfra ficará vinculado à secretaria. E Paulo César da Costa permanecerá na presidência da SCParcerias.

Planejamento – Murilo Flores
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UnB), tem Mestrado em Economia Rural, pela Universidade de Viçosa (UFV), e Doutorado em Sociologia Política, com especialização em Desenvolvimento Sustentável, na UFSC. No Governo do Estado, foi presidente da Epagri e da Fatma e, em janeiro de 2013, assumiu o cargo de Secretário de Estado do Planejamento, sendo reconduzido agora. É também secretário executivo do programa Pacto por Santa Catarina.

Saúde – João Paulo Kleinubing
Formado em Administração e em História, foi prefeito de Blumenau por dois mandatos. Foi também deputado estadual e presidente do Badesc e da Eletrosul. Eleito em 2014 como deputado federal, foi convidado para assumir a secretaria de Estado da Saúde.

Segurança Pública – César Augusto Grubba
Promotor do Ministério Público de Santa Catarina há mais de 25 anos, assumiu a pasta em 2011 pela primeira vez e agora é reconduzido ao cargo. É formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pós-graduado em nível de especialização em Ministério Público, Direito e Sociedade e em Direito e Processo Penal.

Turismo, Cultura e Esporte – Filipe Mello
Filipe é Bacharel em Direito, advogado pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo. Já foi secretário da Administração e presidente do Regime de Previdência de Florianópolis. Foi secretário de Estado de Planejamento, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento das Cidades e secretário executivo de Assuntos Internacionais. Em 2014, assumiu o cargo de secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, sendo reconduzido agora.

Procuradoria Geral do Estado – João dos Passos Martins Neto
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), João Martins Neto tem Mestrado e Doutorado em Direito pela UFSC. Em 2008, concluiu o pós-doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, Estados Unidos. É procurador do Estado de Santa Catarina desde 1994. Exerceu o cargo de corregedor-geral da PGE por dois períodos: 2000-2003 e a partir de 2011. E agora é reconduzido ao posto.

Na Secretaria de Estado de Comunicação assumiu Walter Bier. Administrador e especialista em marketing, Bier foi executivo do Grupo RBS durante 16 anos. Em Santa Catarina, atuou como diretor-geral de Operações Multimídia e como diretor-geral de Jornais e Internet. Também foi gerente de marketing do Grupo Sonae, que tem os supermercados Big e Nacional.

Secretários confirmados, mas ainda não empossados:

Justiça e Cidadania – Ada Faraco de Luca*
Formada em Direito com especialização em Política Criminal e Penitenciaria. Em 2006 foi a primeira mulher do PMDB a conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Assumiu a secretaria de Estado da Justiça e Cidadania em maio de 2011, pela primeira vez. Deixou o cargo para se candidatar a reeleição para a Assembleia e, após ser reeleita, retorna ao posto de secretária.

Agricultura e da Pesca – Moacir Sopelsa*
Foi vereador e prefeito de Concórdia. Participou da direção de entidades de classe voltadas às questões agropecuárias. Também ocupou vaga de deputado estadual, sendo reeleito em 2014 para seu quinto mandato. Assumirá agora a secretaria de Estado da Agricultura, posto que ocupou também entre 2003 e 2006.

Assistência Social, Trabalho e Habitação – Angela Albino*
Angela é servidora pública federal da Justiça do Trabalho, técnica em Enfermagem e formada em Direito. Em 2004 foi a única vereadora mulher eleita naquele ano na Câmara de Florianópolis. Como suplente de deputado estadual (2006), assumiu a cadeira em duas oportunidades. Foi candidata a prefeita de Florianópolis em 2008 e 2012. Foi eleita deputada estadual em 2010 e concorreu à deputada federal em 2014, mas não se elegeu.

Defesa Civil – Milton Hobus*
É empresário e ex-prefeito de Rio do Sul, onde atuou por dois mandatos. Assumiu a secretaria de Estado da Defesa Civil pela primeira vez em janeiro de 2013. Deixou o cargo em 2014 para concorrer a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa, posto para o qual foi eleito. E agora será reconduzido para a secretaria.

Desenvolvimento Econômico Sustentável – Carlos Chiodini*
Deputado estadual reeleito para o segundo mandato em 2014. Foi diretor do Porto de São Francisco do Sul. Na Assembleia, ocupou postos como a presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural e vice-presidência da Comissão de Segurança Pública.
Para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), vinculada à SDS, foi confirmada a permanência do atual presidente, Sérgio Gargioni; e para o Centro de Informática e Automação (Ciasc), foi anunciado o presidente Roberto Amaral.

Celesc - Cleverson Siewert
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduações em Marketing e Gestão Empresarial (FGV). Foi executivo da área de engenharia e trabalhou na secretaria da Fazenda de 2003 a 2010, chegando ao cargo de secretário de Estado. Na Celesc, foi diretor técnico da Celesc Distribuição em 2011, diretor de distribuição do Grupo Celesc em 2012 e assumiu a presidência pela primeira vez em fevereiro de 2013.
Antes da posse, o nome ainda precisa ser aprovado pelo conselho da estatal.

Casan – Valter José Gallina
Engenheiro civil, ocupava o cargo de Diretor de Operações e Meio Ambiente da Casan até abril de 2014, quando foi empossado diretor-presidente da companhia. Engenheiro Civil formado pela UFSC, iniciou carreira em 1982 como servidor estadual no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), atual Deinfra. Atuou como Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras, quando assumiu a Secretaria de Estado de Transportes e Obras, interinamente. Entre 2003 e 2010 foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis. Foi também deputado estadual.
Antes da posse, o nome ainda precisa ser aprovado pelo conselho da estatal.

Fatma - Alexandre Waltrick
Assumiu a presidência da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em abril de 2014. Até então, era procurador jurídico da entidade. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), pós-graduado em Direito Administrativo pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (2004) e em Direito e Gestão Ambiental pela Faculdade Anita Garibaldi em São José (2008); tem MBA em Gestão Executiva Internacional pelo convênio CESUSC/Universidade Lusófona de Humanidades de Portugal (2011).

Na área da Segurança Pública, também estão confirmados: coronel Paulo Henrique Hemm como novo comandante-geral da Polícia Militar; coronel Onir Mocelin como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; delegado Artur Nitz, como novo delegado-geral da Polícia Civil; e perito Miguel Acir Colzani como novo diretor-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP).

* Os deputados estaduais foram confirmados no secretariado 2015, mas tomarão posse no governo apenas em fevereiro próximo.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.