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Edição Setembro | 2014
Ano XX - N° 220
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Educação & Cultura
 
São José estuda reestruturação do Sistema de Ensino e de Avaliação nas escolas da Rede Municipal
Proposta é criação de um plano de ação unificado a partir dos números do Ideb

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No início do mês de setembro foram divulgadas informações pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação, que estão servindo de base para uma reestruturação do sistema de avaliação das escolas da Rede Municipal de Ensino de São José. A partir daí, um grupo formado por representantes de todas as unidades iniciou a construção de uma proposta única para a Rede. As propostas e sugestões devem ser apresentadas no próximo dia 2 de outubro, quando acontece uma nova reunião do grupo.
As atenções estão mais voltadas para os anos das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em razão dos 3.8 pontos na média final do Ideb. Já nas séries iniciais (1º ao 5º ano), o Município superou a meta com 5,3 pontos no Ideb, e já alcançou o índice estabelecido para 2015. Os dados do Ministério da Educação revelam que apesar das unidades de Ensino terem conquistado uma nota satisfatória no teste de proficiência, aplicado em 2013, os números de reprovação e evasão, registrados em 2012, foram decisivos para pontuação dos anos finais.
Para a diretora de Ensino, Lilian Sandin Boeing, é importante refletir em conjunto com os diretores e educadores a realidade dos alunos. “Estamos elaborando um plano de ação para repensar os sistemas de avaliação e de ensino, respeitando a especificidade de cada escola”, explica. Segundo Lilian, o Ideb traz um dado importante para o debate, mas não pode ser analisado de forma isolada. “A principal questão para nós é garantir um aprendizado de qualidade para as crianças, que as estimulem a continuar estudando”, afirma a diretora de Ensino. Para ela, é indispensável efetivar estratégias que fortaleçam os vínculos entre a escola e o aluno. “Precisamos reverter o quadro que o Ideb nos trouxe”, completa.
Em nível nacional, mais da metade dos municípios também registraram queda na pontuação dos anos finais no Ideb.
A secretária municipal de Educação, Méri Hang, destaca que, apesar dos índices refletirem os anos passados, é essencial compreender os dados para encontrar estratégias para superá-los. “Estamos buscando ações efetivas para enfrentar os desafios que se apresentam, organizando junto ao coletivo das unidades escolares práticas inovadoras para que possamos elevar a qualidade da educação”, reforça.

Investimentos
A Prefeitura de São José, atualmente, tem investido na Educação o dobro do mínimo previsto pela lei. Só este ano, a meta é aplicar 51% da arrecadação na área, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA). Os recursos são utilizados na manutenção de projetos, transporte escolar, alimentação, reforma e construção de novas unidades.
Em outubro do ano passado, foi lançado o Plano de 10 Ações para a Educação, cumprindo uma série de reivindicações históricas da categoria, como a implantação da eleição direta para diretores de escola, já realizada no final do ano passado.
Os professores da Rede também já recebem os 33% de hora-atividade, o que permite tempo para planejamento de aula, correção de avaliações, atendimento aos pais e para realizar cursos de capacitação. A abertura da Casa do Educador, um espaço de formação continuada, acolhimento e integração dos educadores da cidade, tem contribuído para o crescimento pessoal e profissional dos professores.
Em conjunto com o Centro Universitário Municipal de São José (USJ), a partir desde ano, a Prefeitura também ofereceu 100 vagas para a realização de curso de pós-graduação gratuito para os professores da Rede. “Ainda temos um grande desafio pela frente, mas alguns importantes passos já foram dados”, completa Méri.

O que é o IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador que busca representar a qualidade do Ensino básico no Brasil. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de 0 a 10, sintetiza num único indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e aprendizado dos estudantes em português e matemática.

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