São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 16:46
Edição Maio | 2014
Ano XX - N° 216
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor
Política



Veja também:
CDR da Grande Florianópolis aprova R$ 10 milhões para São José
Saiu o resultado do sorteio da promoção de aniversário do Shopping ViaCatarina
Curso de Gestão para Microempreendedores Individuais
Concurso Público da Polícia Civil
50 anos
Agenda do Caminhão do Peixe
Frase...
Cartas

Da Redação
 
São José adere à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Clique na imagem para ampliar.
De 12 a 18 de maio São José realizou atividades dentro da Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura aderiu à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema de Andrade e contou com a presença de autoridades e convidados.
A psicóloga da DPCAMI, Rosane Koerich Marcondes, destacou a importância de denunciar os agressores e afirmou que a Rede de Proteção conta com diversas parcerias para atender as crianças e adolescentes vítimas de abuso. “Não tenham vergonha de denunciar, pois geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Procurem a Rede, denunciem, não tenham medo de falar sobre o assunto”, orientou.
A diretora de ensino do Município, Lilian Sandin Boeing, relatou que em São José, até abril deste ano, já foram registrados 21 casos e violência sexual contra crianças e adolescentes. E foi pensando nos casos de violência que a Secretaria de Educação de São José criou o projeto Emfrente - Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto-juvenis na Rede Municipal de Ensino, que tem como objetivo preparar profissionais da rede para melhor lidar com situações de violência contra criança e adolescentes, identificados a partir de situações e comportamentos apresentados dentro da sala de aula. “A Educação não tem sido omissa nos casos que ocorrem no município. O Emfrente já capacitou mais de mil profissionais e todos estão aptos a perceber se a criança está com algum problema”, afirmou Lilian.
Para o vice-prefeito José Natal Pereira, São José está um pouco à frente no combate ao abuso, pois tem uma delegacia muito eficiente, conselhos atuantes no município e pessoas comprometidas. “Não tenho dúvida que se não fosse por este trabalho em São José, os números seriam muito mais alarmantes”. Natal também afirmou que a campanha acabou no dia 18, mas que esse é um trabalho diário e que deve ser contínuo para que se possa ter uma sociedade feliz e fraterna.

Campanha – Para marcar a campanha em São José, de 12 a 18 de maio, foram realizadas diversas ações para divulgação e mobilização da sociedade para o enfrentamento da violência. A iniciativa contou com a participação das secretarias municipais de Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social, juntamente com os Conselhos Tutelares de Barreiros e Sede, Polícia Militar e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.
A campanha tem o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.