São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 11:43
Edição Março | 2014
Ano XX - N° 214
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
É campeão! Jardim das Palmeiras vence o desfile de blocos carnavalescos do Zé Folia 2014
Problemas no Carnaval de São José
Concurso da Rainha Gay
Desfile da Futsamba no Carnaval de Florianópolis
Dia Internacional da Mulher
Mulher Cidadão
Beira-Mar em Movimento especial
Programação do Aniversário de 264 anos de São José

Especial
 
Aniversário São José celebra 264 anos de história
Clique na imagem para ampliar.
O mês de março é especial para São José. A cidade comemora seus 264 anos no dia 19 deste mês e é a quarta mais antiga de Santa Catarina. Segundo dados do IBGE, o município possui uma extensão territorial de aproximadamente 150 km² e é seccionado pela BR-101, rodovia de importância internacional.
Para Patrícia Pozzo, jornalista, a cidade é especial. Ela mora no bairro Campinas há quatro anos. Para ela, morar em São José significa morar em uma cidade em que há uma estrutura completa e onde encontra o que precisa. “Aqui já fiz amigos e gosto muito da cidade. Tem empregos e tem aonde ir para lazer, como bons restaurantes. O meu local preferido é o bairro Kobrasol, onde encontramos de tudo, farmácia, mercado, lojas em geral”, explica.
Ainda conforme dados do IBGE, a população de São José tem quase 210 mil habitantes, o que eleva o município a quarto mais populoso de Santa Catarina.
Outro ponto de destaque de São José é a economia. A base de sustentação está fundamentada no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda.
Atualmente, possui mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos, conforme informações disponibilizadas pela assessoria da Prefeitura. Dados que comprovam que São José não é mais apenas uma cidade dormitório de Florianópolis. O município já se confirmou como um importante polo industrial, comercial e de prestação de serviços.

Cultura – São José também é destaque na cultura. Basta uma rápida passada pelo Centro Histórico para perceber que a cidade é privilegiada por ter muitos casarões antigos em pé e em bom estado. São José possui 20 monumentos tombados como patrimônios históricos. Por isso, a cidade apresenta um enorme potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico.

Saiba mais da história do município
- São José foi colonizada em 26 de outubro de 1750 por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel. Posteriormente, recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã no Estado.
- Segundo a Fundação Municipal de Cultura e Turismo, o rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município).
- Em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, é elevada à cidade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.