São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 00:36
Edição Março | 2014
Ano XX - N° 214
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Candidato à Prefeitura de São José é condenado por compra de votos
Projeto de melhorias no Cati é aprovado em reunião da SDR Grande Florianópolis
Feirão do Emprego
Prefeitura de São José recebe veículo para atuar no CREAS
Trevo de Forquilhinha passa por obras
Grupos de idosos recebem verba da Prefeitura de São José
Vigilância Sanitária retoma fiscalização em instituições de permanência para idosos
Exposição artística homenageia São José

Cidade
 
Câmara aprova aumento do número de vereadores
Clique na imagem para ampliar.
O polêmico Projeto de Emenda Orgânica 01/2014 que aumenta de 13 para 19 o número de cadeiras na Câmara de Vereadores foi aprovado em Sessão Ordinária realizada no dia 12 de março. Foram 11 votos favoráveis e dois contrários. Apenas os vereadores Sandra Martins (PSDB) e Amauri dos Projetos (PMDB) votaram contra o projeto de autoria dos vereadores Adriano de Brito (PR), Chico Silvy (PT), Túlio Maciel (PMDB), Tetê (PDT) e Telmo Vieira (PSDB).
Os cidadãos josefenses se manifestaram contra o aumento do número de vereadores, através de pesquisas realizadas, redes sociais e até mesmo via telefone. Embora seja constitucional e legal do ponto de vista jurídico, o aumento, segundo a vereadora Sandra Martins, fere os princípios da moralidade e eficiência, uma vez que o Legislativo de São José já possuiu 21 vereadores, porém provou à comunidade que pode Legislar e Fiscalizar com apenas 13 vereadores, tornando essa decisão meramente política. “Ao final do último ano Legislativo devolvemos mais de R$ 4 milhões ao Executivo, que poderão ser destinados aos serviços essenciais da sociedade. Nós não precisamos de mais vereadores, precisamos de mais saúde, educação, segurança, lazer, infraestrutura”, conclui a vereadora.
Já Amauri dos Projetos afirmou que o momento político não é favorável ao aumento do número de vereadores e que o projeto vai influenciar na folha de pagamento da Casa. "A Câmara deveria passar por uma reforma administrativa, o PL apresenta requisitos legais, mas carece de mais informações, ele não apresenta uma minuta de uma reforma administrativa”.
Para o vereador Geraldo Swiech (PT), quanto mais participação política, quanto mais representatividade, mais chance a sociedade tem de acertar. “A questão não é só o número, é a qualidade. Porque se isso já fosse realidade em São José poderíamos ter outros vereadores que muito fizeram pelo município, mas que acabaram não se elegendo. E com esse aumento no número de cadeiras, as pessoas têm mais coragem de disputar o voto, de participar da política de São José”, explicou Geraldo Swiech (PT), um dos defensores do projeto.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.