São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 13:44
Edição Março | 2014
Ano XX - N° 214
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Unidades de saúde de São José oferecem vacina contra HPV
Dia das mulheres deveria ser todo dia! Dr. Carlos Eduardo Prado Costa*

Saúde
 
São José oferece correção de “orelhas de abano”
Estudos constaram que a autoestima favorece a aprendizagem. Baseada nessa premissa, a secretária da Educação de São José, Méri Hang, e sua equipe tem buscado todas as possibilidades para elevar a autoestima dos alunos da Rede Municipal de Ensino, na tentativa de minimizar as diferenças. Entre as iniciativas estão o projeto “ENFRENTE”, a Psicologia escolar, a Escola de Pais, os cuidados com a acuidade visual, se necessário, encaminhando para consultas oftalmológicas, entre outros, todos na área de saúde escolar. Outra preocupação tem sido com a estética da orelha.
O secretário adjunto da Saúde de São José, Júlio Flores, enfermeiro efetivo há 20 anos na rede municipal, tem sido parceiro na busca de informações sobre cirurgias estéticas. “É de interesse da Secretaria de Educação a correção de orelhas, no dito popular, as orelhas de abano, a fim de evitar o bullying na escola. Fomos informados pelo secretário que, em mutirão da Secretaria da Saúde estão sendo realizadas sete cirurgias dessa correção, sendo três em pacientes adultos e quatro em adolescentes”, explica Méri Hang.
Em aproximadamente 60 dias a Secretaria da Saúde deve realizar um novo mutirão específico para esse fim. Portanto, os munícipes que necessitarem desse tipo de cirurgia, segundo o Secretário Júlio, devem procurar o posto de saúde mais próximo, agendar sua consulta no SISREGI (sistema de regulação de consultas do município) para poder participar do mutirão com o Dr. Felipe, médico da Secretaria Municipal de Saúde se São José.
Essa correção é chamada “Otoplastia”, que é o procedimento que restabelece a anatomia da orelha, sendo realizado com anestesia local e sedação. A recuperação ocorre em 15 dias. O paciente irá usar uma faixa compressiva no local. O direito adquirido de realizar a intervenção pelo SUS teve o respaldo da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) e da Comissão de Direitos Humanos (CDH).
Engajada nessa campanha, a Secretaria Municipal de Educação procura proporcionar todas as possibilidades de maior autoestima, que implica também, em respeito e cuidados com as diferenças, oportunizando assim, harmonia e melhor qualidade na Educação.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.