São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 09:40
Edição Agosto | 2013
Ano XIX - N° 207
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Comissão constata situação precária no Hospital Regional de São José
Obras do Hospital Regional de Biguaçu estão paradas

Especial
 
Convênios garantem investimentos em diversas áreas do Município
Prefeitura assina convênios com a CBT, Unisul e CTG Os Praianos

Clique na imagem para ampliar.
Convênios abrangem áreas como Educação, Esporte, Lazer, Cultura e Saúde

Na tarde do último dia 19 de agosto, o município de São José formalizou parcerias com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Unisul e CTG Os Praianos, através da assinatura de mais três convênios importantes.
O primeiro, realizado entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e a CBT, tem como objetivo implantar o projeto Jogue Tênis nas Escolas nas unidades de Ensino. Inicialmente cerca de 200 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos serão beneficiadas com as atividades que acontecerão em dois polos, nos contraturnos escolares. O primeiro polo, no Sesc, atenderá aos estudantes dos CEM Ceniro Martins, Santa Terezinha, Governador Vilson Kleinubing e EEF de Potecas. Já o segundo, na Cidade da Criança, envolverá as crianças atendidas pelo próprio projeto Cidade da Criança e os alunos do CEM Escola do Mar, Morar Bem, Interativo e Luar.
O presidente da Federação Catarinense de Tênis e superintendente executivo da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Bittencourt Westrupp, elogiou a iniciativa do Município e frisou a popularização que o esporte vem ganhando no Estado, devido ao trabalho da Federação local, com apoio da CBT e do seu patrocinador (Correios), e a um expoente como o ídolo Gustavo Kuerten: “Temos o orgulho de dizer que Santa Catarina já é o Estado do País com mais crianças da Rede Pública de Ensino, seja estadual ou municipal, com acesso à modalidade de tênis”. O representante da CBT também acrescentou que nas unidades onde a modalidade está inserida, as crianças têm melhores desempenhos escolares e se tornam mais interessadas pelas aulas. Valorizando o esporte como ferramenta de Educação, ele também destacou que é a primeira vez que o convênio é celebrado com uma Secretaria desta área.
“Não estamos aqui falando em desempenho de alta performance, estamos falando em ensinar os valores do esporte, estamos falando em ensinar a disciplina e em ensinar aquilo que o esporte traz de melhor, o autoconhecimento”, completou o secretário de Educação, Bernardo Meyer. O programa Jogue Tênis nas Escolas existe no Brasil desde 2008 e é coordenado pela CBT. No exterior é realizado em mais de 80 países com a supervisão da Federação Internacional de Tênis.


CTG Os Praianos e Unisul

Quanto ao segundo convênio, foi firmado um termo de cooperação com o CTG os Praianos para que as crianças e adolescentes assistidos pela Secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, possam frequentar o espaço do CTG como ambiente de socialização e convivência comunitária. Além de terem o espaço como lazer, onde farão passeios para conhecerem a estrutura do Parque, também poderão aprender sobre as tradições e cultura gaúcha.
O outro convênio também foi firmado com o CTG Os Praianos, neste caso, em parceria com a Unisul, para a ampliação dos serviços de equoterapia, como atividade terapêutica para crianças do município em situação de risco social. “Nesse momento estamos dando maior amplitude ao projeto da equoterapia, até então só desenvolvido para crianças com deficiência. Hoje, nós vamos estendê-lo a crianças em situação de risco. O CTG está satisfeito demais com essa parceria”, comentou o patrão do CTG, David Gevaerd Filho.
“Com essa parceria, sem dúvida acreditamos estar dando um grande passo junto com a Prefeitura no atendimento daquilo que é nosso bem maior, a comunidade”, completou Hercules Nunes Araújo, representante da Unisul.
Para o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, essas ações atendem ao objetivo de ampliar e melhorar o atendimento às crianças e adolescentes carentes. “Este é mais um passo em direção ao nosso objetivo maior, que é o de ter um olhar diferenciado para aqueles que mais precisam. Na Cidade da Criança iniciamos o ano com 15 crianças e hoje atendemos 198. Nossa meta, que foi um pedido da prefeita Adeliana, é chegar ao atendimento de 500 crianças”, ressaltou o secretário.
Em seu discurso, a prefeita Adeliana Dal Pont valorizou as parcerias realizadas neste mês e reforçou a importância do investimento no social, nas pessoas. Ela acrescenta que apesar das obras físicas darem maior visibilidade ao trabalho do Executivo, investir na formação das pessoas, especialmente das crianças, também é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Seria muito mais fácil fazer obras estruturais como levantar um prédio ou fazer uma pavimentação. Seria mais fácil para o resultado aparecer, pra saberem o que a prefeita está fazendo aqui e também pra aparecer na cidade. Mas não é isso que eu quero deixar, não é pra isso que eu lutei pra ser prefeita. A mudança estrutural que eu quero fazer é nas pessoas”, afirmou a prefeita.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.