São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 06:17
Edição Agosto | 2013
Ano XIX - N° 207
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Informativo Méri Hang
Programa ReÓleo ajuda a recolher óleo de cozinha
Jornal “Oi São José” recebe a visita do secretário de Estado da Comunicação
Nova sede do PDT de São José
Juiz Eleitoral decreta inelegibilidade de ex-prefeito de São José
SUSP tem novo secretário
Prefeitura realiza alteração no trânsito em Campinas
Obras de pavimentação
Segurança pública
Adequação de estabelecimento ao Programa de Olho no Óleo
São José não terá desfile cívico neste ano
Idosos das APAEs da região participam de encontro em São José

Cidade
 
São José sedia Encontro Estadual de Prefeitos
Clique na imagem para ampliar.
O Encontro Estadual de Prefeitos, realizado no início deste mês, em São José, reuniu mais de 200 prefeitos de Santa Catarina. A grande maioria destes governantes está no seu primeiro mandato. Durante o evento, eles puderam participar de cursos, palestras, discussões e aprimoramentos sobre os recursos e programas do Governo Federal destinados aos municípios. Além disso, as demandas locais foram levadas até os representantes do Estado.
O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Celso Zuchi, afirma que a presença dos representantes do Governo Federal foi importante para que os prefeitos conheçam os programas federais e onde podem buscar recursos.
A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, foi quem abriu o Encontro, no Centro Multiuso da cidade. “Este encontro simboliza para muitos de nós o gatilho na busca por obras, projetos e serviços que a população tanto precisa. Representa, acima de tudo, uma aproximação valiosa entre União, Estado e municípios. E é essa parceria que precisa ser fortalecida por todos nós”, afirmou a prefeita.

Governo – Além das autoridades catarinenses, estiveram presentes no encontro representantes do Governo Federal: os ministros. Entre eles, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Ela detalhou os investimentos feitos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Já foram executados 56% dos investimentos do PAC 2 previstos para serem implementados até 2014. São R$ 19 bilhões para Santa Catarina, com o foco para a ampliação da infraestrutura logística do Estado".
Participou também o ministro do Trabalho, Manoel Dias, que lembrou que a principal obra da pasta que ele comanda é a geração de empregos. Segundo ele, essa é a forma que o País tem para melhorar a qualidade de vida da população.
O governador do Estado, Raimundo Colombo, disse que a participação dos prefeitos nesses eventos lembra o perfil que o agente público deve ter, de atuar em todas as esferas pelos seus municípios.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também esteve presente. “Sabemos que o planejamento para desenvolver o País só sai do papel quando há essa parceria entre os municípios e o governo federal”, afirmou.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, que também marcou presença no encontro, disse que Florianópolis está entre as cidades com investimentos previstos para turismo de eventos e negócios.

Máquinas – No encontro foram entregues máquinas retroescavadeiras para 35 municípios da Grande Florianópolis e região Norte de Santa Catarina. Outros 15 municípios receberam veículos que integram os kits de fortalecimento para Defesa Civil Municipal. Cada município recebeu uma caminhonete diesel 4x4 para atuar junto com os equipamentos do kit da Defesa Civil na prevenção de desastres.


Santa Catarina é o décimo estado a realizar o evento

O primeiro Encontro Nacional dos Prefeitos foi realizado em Sergipe, em 26 de março, seguido por Mato Grosso do Sul (1º de abril), Espírito Santo (12 de abril), Mato Grosso (19 de abril), Rio de Janeiro (26 de abril), Piauí (30 de abril), Rio Grande do Norte (3 de maio), Pará (10 de maio), Paraná (17 de maio), Ceará (24 de maio), Tocantins (29 de maio), São Paulo - Ribeirão Preto (13 de junho) e Minas Gerais - Uberlândia (1º de agosto). Santa Catarina foi o 10º estado a realizar o evento. Em todas as edições do Encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participaram de palestras e receberam atendimento individual de técnicos de diversos ministérios. Mais de 15 mil gestores públicos municipais foram atendidos nos eventos já realizados.
Em Santa Catarina, o Encontro concluiu sua programação com a realização de 1.411 consultas feitas pelos gestores municipais nas Salas de Atendimento individualizado. Esse espaço, dentro da programação do evento, foi planejado para ser o contato direto dos prefeitos com os órgãos do Governo Federal. Duzentos e quinze prefeitos estiveram pessoalmente no Encontro, de um público com 1,1 mil participantes, que também era composto por vice-prefeitos e secretários municipais. Confira os órgãos presentes e os atendimentos feitos em cada um deles:

- Ministério das Cidades: 199
- Conab/ Mapa: 147
- Funasa: 132
- Ministério do Turismo: 128
- Ministério do Planejamento: 126
- Caixa Econômica Federal: 120
- Ministério da Saúde: 118
- FNDE: 94
- Ministério do Desenvolvimento Agrário: 86
- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome: 78
- Ministério da Integração: 73
- Controladoria-Geral da União: 44
- Governo do Estado: 38 / SPU: 18 / Eletrosul: 10

Saiba mais
- Além das palestras, os prefeitos também tiveram acesso às salas de atendimento, onde os principais ministérios do Governo Federal deram informações personalizadas para esclarecer as dúvidas de cada município.
- Segundo a Assessoria da Prefeitura de São José, a prioridade de Adeliana Dal Pont são as obras nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura. No local, Adeliana verificou, por exemplo, o andamento da adesão do Município ao Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a iniciativa, a Prefeitura se habilitou para a construção de três novas creches.
- Ainda conforme a assessoria da Prefeitura, na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Adeliana conversou sobre a renovação da concessão da Beira-Mar de São José, que precisa ser autorizada pelo Governo Federal para que a Prefeitura possa fazer obras de manutenção e melhorias ao longo da via.
- Na área da cultura, a superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Elenita Gerlach Koerich, consultou o andamento dos 12 projetos apresentados pela pasta a órgãos federais. As prioridades são a revitalização do Beco da Carioca, a restauração do Theatro Adolpho Mello, além da realização do Natal e do Carnaval.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.