São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 10:08
Edição Agosto | 2013
Ano XIX - N° 207
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
VI... OUVI... ESCREVI... Luiz Mar Sória
Jê Fortuna Escritora e Fisioterapeuta

Colunistas
 
Notícias do Legislativo
Gabinete móvel do vereador Tetê é inaugurado
O vereador Tetê (PDT) inaugurou o seu gabinete móvel no último dia 21de agosto. O projeto visa disponibilizar à população mais um espaço para que possa levar ao poder público as necessidades de suas comunidades e para que essas demandas sejam colocadas em pauta nas sessões legislativas. “Quero estar com as pessoas, ouvir as sugestões. Quero que a população saiba que tem um representante na Câmara de São José que está próximo, atuante e preocupado em resolver as questões de nossa cidade”, afirmou Tetê. No dia da inauguração, o gabinete móvel ficou instalado na Rua Arthur Mariano, atendendo à comunidade de Forquilhinhas.

Projeto de lei que trata de contratações temporárias na Saúde é aprovado
Em sessão ordinária que aconteceu no último dia 21 de agosto foi aprovado o projeto de lei que disciplina os casos de admissão no serviço público municipal em caráter temporário. De acordo com o projeto, novos profissionais podem ser admitidos em caso de situação de emergência ou calamidade declarada pelo Poder Público, em combate a surtos ou epidemias, em substituição de outro servidor afastado por licença ou férias, ou se houver a vacância de um cargo de provimento efetivo. As admissões serão feitas pelo período estritamente necessário para a realização das tarefas, não podendo ultrapassar 12 meses. O contrato poderá ser prorrogado desde que o prazo total não supere dois anos, quando assim for determinado pelo chefe do Executivo.

Audiência pública discute transporte coletivo em São José
Em audiência pública que ocorreu no último dia 20 de agosto, vereadores e população debateram problemas do transporte coletivo em São José. Algumas das reclamações mais recorrentes dos usuários foram os preços das passagens, a quantidade reduzida de horários, a falta de ônibus em alguns locais e pontos de ônibus em mau estado de conservação. A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, informou que no final deste mês será realizado um pregão para a compra de cem novos abrigos. Segundo o presidente do Setuf, Waldir Gomes, a falta de estrutura de algumas ruas é o que impossibilita os carros de não transitarem por esses lugares. Sobre os preços das passagens e a qualidades dos ônibus, o engenheiro e consultor na área de transporte coletivo, Domingos Bonin, afirmou: “os usuários precisam pensar em que nível de serviço eles querem. Ônibus novos, com ar-condicionado, por exemplo, vão deixar a passagem mais cara”. Na audiência também foi discutida a licitação do transporte coletivo de São José, que já está sendo encaminhada. A secretária Andréa Pacheco também informou que dois estudos foram contratados: um sobre a situação atual e outro referente a sugestões de itinerários e tarifas. A Câmara agora vai acompanhar todo o processo de licitação, além de criar uma comissão especial para avaliar as planilhas das tarifas do transporte.

Doação de área ao Senai é debatida na Câmara
Em audiência pública marcada para o próximo dia 03 de setembro será discutida a cessão de uma área do município para a construção do Instituto Senai de Inovação Tecnológica a Laser. “Vamos convidar representantes do Executivo e a população josefense para definir o que será melhor para a cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Sanderson de Jesus. De acordo com a Casa Legislativa, o projeto de lei, de autoria do Executivo, repercutiu mal na imprensa local, já que o prazo está se esgotando e o projeto ainda não foi votado, e com isso o Senai pode perder o financiamento do BNDS. As notícias veiculadas afirmam que o projeto estava há mais de meses parado, o que a Câmara nega. “No dia 23 de julho o PL foi protocolado na Casa, no recesso da Câmara. No dia 5 de agosto, primeiro dia de sessão após o recesso, nós já colocamos o projeto para leitura. As comissões responsáveis avaliaram e apontaram a falta de laudo de avaliação. Por isso, o projeto foi devolvido ao Executivo e recebemos agora, dia 14 de agosto”, disse o vereador, afirmando que não houve atraso na tramitação.

Retorno
O dia 12 de agosto marcou o retornou à Câmara de São José do primeiro suplente do PT, Antônio Battisti, substituindo Geraldo Swiech por 30 dias. Battisti traz sua experiência de três mandatos de trabalho constante em defesa de mais verbas para a Educação e a Saúde, além de transporte público com mais qualidade, entre outras.

SDR Grande Florianópolis
O vereador Clony Capistrano (PMDB) deve assumir a cadeira de Secretário Regional da Grande Florianópolis nos próximos dias. A indicação foi do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, com o aval da prefeita Adeliana Dal Pont. É o quarto colégio eleitoral de Santa Catarina sendo prestigiado no primeiro escalão.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.