São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 21:32
Edição Julho | 2013
Ano XIX - N° 206
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Centro de Referência na Reabilitação de Amputados
Conselho Municipal de Saúde e sociedade discutem Saúde da Mulher
Informativo do hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes

Saúde
 
Saiba mais sobre as próteses de mama
Já se vão 60 anos desde que as primeiras próteses de silicone foram utilizadas para aumentar o volume das mamas. Desde então, as próteses tornaram-se mais resistentes e duráveis. Além disso, houve uma redução importante nos custos da cirurgia, tornando-a acessível a boa parte da população. Por estes motivos, a cirurgia está entre as mais realizadas, sobretudo entre jovens.

Qual a idade mínima para a colocação de próteses mamárias? Isso depende da paciente; a medida que as mamas estão completamente desenvolvidas já é possível fazer a cirurgia.

As próteses podem interferir na amamentação? Não; uma vez que as próteses ficam atrás das glândulas mamárias, o aleitamento materno não é afetado.

Existem diferentes tipos de próteses? Sim, existe uma ampla gama de próteses. A indicação de que prótese utilizar vai depender da idade da paciente, qualidade da pele, estrutura óssea e muscular, etc.

Qual a anestesia utilizada? Geralmente combina-se anestesia local com sedação a fim de oferecer mais conforto e segurança ao paciente.

Qual o tempo de recuperação? As atividades vão sendo liberadas gradualmente conforme as avaliações pós-operatórias. O retorno ao trabalho se dá em 2 ou 3 dias e após uma semana já é possível dirigir.

Quais os cuidados pós-operatórios? Os curativos cirúrgicos são trocados no consultório médico, entre 2 e 4 dias após a cirurgia. Após isso, paciente é liberada para tomar banhos diários e fazer os curativos em casa. Não há necessidade de retirar pontos, pois os fios utilizados são absorvíveis.

Quando é preciso substituir as próteses? A recomendação atual é que as próteses devem ser trocadas a cada 10 a 15 anos. Entretanto, conforme estudos recentes têm sugerido, este período poderá ser ampliado.

DR. ARTHUR KOERICH DAVILA
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8.407 - RQE/SC 8.548
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.