São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 14:13
Edição Maio | 2013
Ano XIX - N° 204
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente toma posse
Fundação de Cultura e Ministério da Cultura reunidos em Porto Alegre
Colégio Visão visita Centro Histórico e Câmara de Vereadores
Ônibus escolar adaptado para cadeirantes

Educação & Cultura
 
Alunos aprendem a cuidar da natureza na Escola do Meio Ambiente
Clique na imagem para ampliar.
Uma aula ao ar livre em meio a árvores, açude, trilhas e o canto dos pássaros. É desta forma que alunos aprendem a cuidar da natureza no Parque Temático dos Sabiás, no bairro Forquilhas, em São José. Neste recanto de 35 hectares funciona a Escola do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação. As visitas monitoradas para grupos de estudantes tiveram início em abril.
As atividades são norteadas pelo tema “Cooperação pela Água”. 2013 foi declarado pelas Nações Unidas, o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O objetivo é conscientizar sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. Durante o percurso pelo Parque Temático dos Sabiás, os alunos assistem a uma palestra que atenta para a necessidade de atuar de forma conjunto para preservar este recurso natural.

Atividades – A atividade extraclasse também propicia que crianças e jovens aprendam sobre o sistema de captação de água da chuva e conheçam a importância do uso de placas fotovoltaicas como uma fonte de energia limpa e renovável. “Estas vivências contribuem para que o aluno tenha uma prática mais consciente e responsável no seu dia a dia”, conta Georgia Costa, diretora da Escola do Meio Ambiente.
Todo o percurso é conduzido por um educador, que aborda, entre outros aspectos, a importância da Mata Atlântica e sua relação com a conservação dos recursos hídricos. Durante a visita de estudos, os alunos podem se deparar com pássaros exóticos, como o tucano, o pula-pula e a Maria-catarinense, espécie que se encontra ameaçada de extinção. Ainda há no local um viveiro de mudas, regado com reaproveitamento da água da chuva.
A Escola do Meio Ambiente conta com uma equipe multidisciplinar e atende alunos das Redes Municipal, Estadual e Particular (do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental), bem como demais grupos interessados em participar das atividades de Educação Ambiental. Informações para agendamento de visitas de estudo devem ser feitas pelo telefone: (48) 3247-3330, com Cinthya Persike.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.