São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 23:58
Edição Maio | 2013
Ano XIX - N° 204
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Dívida ativa de São José chega a cerca de R$ 8 milhões
PR de São José tem novos líderes
Tetê é novo presidente do PDT de São José
Cassol Centerlar se torna o maior homecenter do Sul do País
CEI do loteamento Lisboa é inaugurado
Livro “A Saga do Contestado” será utilizado nas aulas de História e Geografia em São José
Mais oito professoras na rede municipal de São José tomam posse
Prefeitura de São José repassa recursos para a Festa do Divino
Exposição traz Altar do Divino Oleiro para a Beira-Mar de São José
Dominó Social
Empresas de telefonia lideram as reclamações no Procon de São José
Defesa Civil de São José planeja instalação do 1º Núcleo de Defesa Civil
Blitz educativa do Procon

Cidade
 
Prefeita e vereadores discutem agenda conjunta para São José
Clique na imagem para ampliar.
A criação de uma agenda conjunta entre os poderes Executivo e Legislativo josefenses para tratar de assuntos de interesse da cidade foi tema de encontro entre a prefeita Adeliana Dal Pont e os vereadores, no início deste mês. Também ficou estabelecido que a reunião entre a prefeita e os vereadores será mensal, sempre na última quinta-feira do mês.
Adeliana aproveitou a oportunidade para explicar três projetos de lei a serem apresentados à Câmara. O primeiro diz respeito à criação da Comissão Municipal de Defesa Civil. Outro projeto regulariza a locação de bens públicos, como o Centro Multiuso, por exemplo. Segundo a prefeita, a regularização é importante para disciplinar a ocupação destes locais e reverter os recursos arrecadados para a manutenção dos espaços. Já o terceiro projeto prevê a contratação de ACTs (admitidos em caráter temporário) para a Secretaria da Saúde.
Para o presidente da Câmara, Sanderson de Jesus, os vereadores podem contribuir com a administração municipal, pois são eles que estão na ponta, em contato com as comunidades. Neste contexto, o ponto principal é a busca por soluções para os anseios, problemas e necessidades dos moradores de São José. “Essa é a nossa obrigação como gestores públicos e é o que a população espera de nós”, assinala o presidente.

Presentes – Todos os vereadores foram convidados, sendo que estiveram presentes o presidente da Casa, Sanderson de Jesus, e os vereadores Adriano de Brito, Amauri dos Projetos, Chico Silvy, Clonny Capistrano, Michel Schlemper, Orvino Coelho de Ávila, Wallace de Souza (Tete) e Túlio Maciel. Em quase três horas de conversas, vários assuntos foram abordados, como trânsito, mobilidade urbana, saneamento básico e questões orçamentárias.

Data base
Adelina entregou aos vereadores uma cópia da pauta de reivindicação dos servidores municipais, cuja data base é no mês de maio. A prefeita explicou que os pedidos estão sendo analisados por quatro secretarias e que o Executivo tomará uma decisão “com responsabilidade”.

Policlínica
A prefeita voltou a falar sobre os problemas envolvendo a construção da Policlínica de Forquilhinhas. Ela informou que o projeto está sendo refeito, com a anuência da Caixa Econômica Federal, porque as dimensões estabelecidas para a obra não são compatíveis com o terreno. Segundo a prefeita, para abrigar também uma UPA (unidade de pronto atendimento) é necessário construir uma rampa com 2,4 metros de largura, para que uma ambulância possa acessar o local. No entanto, no terreno só é possível construir uma rampa com 1,2 metro. Deste modo, o mais provável é que no local funcione a Policlínica e a intenção é construir outro prédio para a UPA.

Trânsito e mobilidade
Os vereadores questionaram o vice-prefeito José Natal, que é o titular da Secretaria de Infraestrutura, sobre uma série de obras previstas para o sistema viário de São José. Natal explicou que alguns projetos já estão sendo analisados, como a construção da Avenida Beira-Rio (às margens do rio Forquilhas).

Casan
O vereador Michel Schlemper reclamou do tratamento da Casan para o município. Ele lembrou que não há planejamento para as ações e que os buracos abertos pela empresa causam transtornos para as comunidades. Além disso, Michel criticou o montante de investimentos feito pela Casan em São José, afirmando que municípios menores receberam mais recursos. Adeliana contou que está em contato com a direção da Casan e que foi estabelecido um diálogo para fechar um plano de investimentos da Casan em São José.

ANTT
Clonny Capistrano questionou a prefeita sobre os túneis da BR 101 em São José. Adeliana afirmou que já protocolou na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) um pedido para a adequação dos túneis do Kobrasol e do Roçado. Segundo a prefeita, o assunto também está sendo intermediado pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que agendou reunião para o dia 16 de maio (veja resultado abaixo).

Reunião – Como previsto em encontro da prefeita com os vereadores no início deste mês, no último dia 16 de maio, foi realizada na sede da Prefeitura Municipal de São José uma reunião com alguns prefeitos da Grande Florianópolis e representantes da concessionária da BR 101 Autopista Litoral, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal. O encontro foi solicitado pela prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), e pelo prefeito em exercício de Biguaçu, Ramon Wollinger, à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com o objetivo de discutir o fechamento de diversos acessos a BR 101, além dos dois túneis localizados em São José e a situação de abandono do canteiro do contorno de acesso da BR 101 à Via Expressa (BR 282). O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, Silvinei Vasques, garantiu que nenhum novo acesso será fechado e acrescentou que: “todas as medidas foram tomadas com base em critérios técnicos”. “Mas erros acontecem e podemos sentar e rever tecnicamente cada caso.” No encontro também foi decidido que será criado um comitê que se reunirá periodicamente para discutir questões relacionadas ao trânsito da BR 101.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.