São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 08:18
Edição Maio | 2013
Ano XIX - N° 204
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Júnior Furtuoso E-mail: furtuoso@gmail.com
Cavalgada em Bom Jardim da Serra

Tradição
 
Rodeio d’os Praianos
Aconteceu de 30 de abril a 05 de Maio o CTG OS PRAIANOS o 41° Rodeio Nacional e o 12ª Rodeio Internacional da entidade. Foi uma festa bonita com atrações de peso e uma verdadeira atração a parte na Cancha. Um bom público compareceu e realizou a maior festa do ano de 2013. Parabéns à Organização! QUE VENHA O RODEIO 2014!!!

Clique na imagem para ampliar.
Superação de todas as expectativas

O 12º Rodeio Internacional e 41º Nacional do CTG Os Praianos, em São José, contou com centenas de inscrições nas 19 provas campeiras oferecidas, 16 na modalidade de tiro de laço, uma de rédea, provas funcionais e uma de gineteada. Foram mais de 72 entidades tradicionalistas concorrendo nas provas, sendo que muitas das delegações - homens e cavalos - percorreram até mais de 600 quilômetros de estrada, ficando acampadas no parque de rodeios na sede do CTG Os Praianos, onde não faltou infraestrutura para as famílias se reunirem, reencontrar amigos e fazer novos laços de amizades.
Além de provas como a gineteada e o Laço, que sempre chamam a atenção e encantam o público, outras atrações e novidades atraíram os visitantes. A farta gastronomia, presente nas dezenas de barracas de alimentação, nas churrasqueiras do acampamento, onde sempre se podia encontrar uma costela assando “devagarito” na fumaça e na tradicional Churrascaria Gaitaço também era uma atração, assim como os fandangos que contaram com um grande público admirador da música.

Não importa a distância, onde há rodeios eles participam

Não faz diferença se a estrada é de chão batido ou asfalto, se o destino é na região sul, sudeste, centro-oeste ou no norte do país, ou até mesmo além das fronteiras brasileiras, quando não estão na estrada, estão acampados onde tem rodeio. Alguns, em busca de conquistas nas provas campeiras, outros também pelo prazer de encontrar os amigos e fazer novas amizades.
É o caso do Piquete Família AG Teixeira, do CTG Fogo de Chão, de Guarapuava (PR), onde três gerações percorrem o Brasil, numa carreta de 12 metros, com três apartamentos, e mais espaço para oito cavalos, participando nos rodeios. “Nasci e me criei na lida campeira e nos rodeios acompanhando minha família”, revela Alaor Teixeira, 75 anos, acompanhado do filho Geovani, 45 anos, e do neto “Geovanizinho”, 17 anos. Em breve, serão quatro gerações, revela orgulhoso Alaor, se referindo ao bisneto de quatro anos. Em 2010, conquistaram o título Campeão do Laço Geração, no Rodeio de Vacaria (RS). Acampados no parque do CTG Os Praianos, estavam ainda mais sete homens da família Teixeira, e Antônio Carlos Ternanposki, responsável pelos cuidados dos cavalos.
Outro grupo grande, com 50 tradicionalistas, veio do CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria (RS). De acordo com Luis Schons, eles percorreram 350 quilômetros, divididos em pequenos grupos em um caminhão e mais 15 automóveis. Para as provas, trouxeram 16 cavalos das raças crioulo e quarto de milha. “Fora do Rio Grande do Sul, o Rodeio dos Praianos é um dos mais famosos, por isso fazemos questão de prestigiar”, afirmou o gaúcho.
Após 11 horas de viagem, percorrendo 870 quilômetros de Bagé (RS) até São José, doze ginetes do CTG Prenda Minha também acamparam no parque de rodeios do CTG Os Praianos. De acordo com Oscar Collares, eles trouxeram 12 cavalos da raça Crioulo e quatro pôneis, o menor deles com 80 centímetros e dois anos de idade. Este é o oitavo ano que participaram do Rodeio dos Praianos. “Onde tem rodeio, nós estamos”, afirma ele. O grupo já arrebatou nas andanças três carros e 14 motos.
Os 15 paulistas de Sorocaba (SP) percorreram 660 quilômetros até São José. Eles vieram em um caminhão e três carros com trailer. Para disputar as provas trouxeram seis cavalos. O mais jovem do grupo, Adailton Fernandes, 24 anos, já ganhou dois carros e três motos em outros rodeios.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.