São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 17:02
Edição Abril | 2013
Ano XIX - N° 203
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 26 de abril
Informativo do hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes

Saúde
 
Câmara Municipal realiza reunião pública sobre o combate ao Câncer de Mama
Clique na imagem para ampliar.
No dia 08 de abril é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, doença responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é a segunda causa de mortes, perdendo apenas para doenças do coração.
Por iniciativa da vereadora Méri Hang (PSD), foi realizada uma reunião pública, no dia 09 de abril, para multiplicar informações sobre o combate ao câncer de mama, que contou com uma palestra da Dra. Jurema Ramos dos Santos, coordenadora do movimento Outubro Rosa.
De acordo com um levantamento feito no município foram registrados, nos últimos doze anos, 173 óbitos por câncer de mama, sendo que deste total, 33% das mortes ocorreram nos últimos três anos. Embora ainda não exista, segundo a Dra. Jurema, uma forma eficaz de prevenir o câncer, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas ajudam, porém, o mais importante é a realização periódica de exames de detecção precoce como a mamografia. Com o diagnóstico precoce existe chance de cura em 95% dos casos. Por isso, o grande foco das campanhas do Outubro Rosa tem sido a conscientização das mulheres quanto à realização periódica dos exames.
Questionada pela plateia sobre qual é a idade indicada para a realização dos exames para detecção precoce, a Dra. Jurema explicou que eles são indicados a todas as mulheres acima dos 40 anos de idade. Em caso de histórico de câncer na família, os exames devem começar bem antes.
O projeto para implantação de um Centro de Referência à Saúde da Mulher em São José também foi discutido na reunião. “Em 2011 e 2012 nós saímos em São José buscando assinaturas para que fosse implantado um Centro de Referência à Saúde da Mulher”, afirmou a vereadora Méri Hang. Além dos exames, o projeto, que ainda não saiu do papel, também inclui serviços de obstetrícia, ultrassom, realização de pré-natal de alto risco e até atendimento jurídico e psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica.
Esta seria uma iniciativa a mais, já que através do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, as mulheres já podem ter acesso a serviços como os exames de detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.