São José, Santa Catarina, Brasil
18 de maio de 2024 | 21:32
Edição Dezembro | 2012
Ano XIX - N° 199
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
MPSC recorre e Dário Berger será julgado pela Justiça Federal
Ministro dos Transportes promete providências para que obras na BR 101 sejam feitas a noite
Secretaria da Agricultura anuncia programa Juro Zero para pescadores, piscicultores e maricultores
Proerd forma mais de mil alunos em São José
Bancada Feminina da Alesc participa de evento estadual sobre violência contra a mulher

Geral
 
Jorge Bornhausen relembra sua trajetória política em sessão solene na Assembleia
Clique na imagem para ampliar.
Uma noite para relembrar fatos antigos e recentes da vida política brasileira. Assim foi a sessão solene de outorga do título de Cidadão Catarinense a Jorge Konder Bornhausen, realizada no dia 28 de novembro, no Palácio Barriga Verde. A homenagem ao ex-senador e ex-governador, reuniu lideranças políticas, eclesiásticas e empresariais.
A solenidade foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (PSD), com o apoio dos demais parlamentares, com base em um projeto de lei de 2004, de iniciativa do então deputado estadual Jorginho Melo.
O secretário estadual de Planejamento, Felipe Melo, filho de Jorginho, representou o pai na cerimônia. Ele destacou que a homenagem tem por objetivo relembrar a trajetória de uma figura política cujo nome ultrapassa as fronteiras do Estado.
Falando em nome dos 40 deputados, José Nei Ascari (PSD) ressaltou iniciativas do governo Bornhausen, como a pavimentação de mais de mil quilômetros de rodovias, a instalação de 13 mil quilômetros de cabeamentos elétricos, o fortalecimento do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e o programa Pó de Giz, voltado à Educação.

Legado – Da mesma forma, Gelson Merísio afirmou que Bornhausen deixa um legado de “respeito, conhecimento e esforço cotidiano, que contribuiu para que Santa Catarina se destacasse entre os estados brasileiros”.
Da tribuna, o homenageado fez um relato de sua vida e trajetória política, fortemente ligada à história política do País. Bornhausen afirmou que o fato de ser carioca de nascimento ainda causa surpresa a muitas pessoas que o conhecem, devido a sua identidade com Santa Catarina. O fato, disse, se deve à vitória da revolução promovida por Getúlio Vargas, em 1930, que forçou seu pai, Irineu Bornhausen, então prefeito de Itajaí, e outros integrantes de sua família, como o tio Adolfo Konder, governador do Estado, a se exilarem no Rio de Janeiro. “Foi a política quem me fez nascer no Rio de Janeiro, mas sempre fui catarinense de coração”.
Ele confidenciou que em 1979, seu primeiro ano como governador, 45% da população catarinense avaliava sua gestão como péssima ou ruim, o que o levou a redobrar os esforços à frente do cargo. Foram obras do seu governo a duplicação da Beira Mar Norte, a construção do Centro Integrado de Cultura, o Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis, a Fundação Catarinense de Educação Especial, em São José, e inúmeras escolas técnicas pelo Estado.
“Meu maior orgulho, porém, foi promover a primeira Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Santa Catarina, sob a batuta do cientista Albert Sabin, iniciativa seguida pelos demais estados e que contribuiu para a erradicação desta doença no País”.
Ao final, após pontuar sua passagem nos diversos cargos públicos em que atuou como senador, ministro e embaixador, o “kaiser” da política brasileira afirmou que sempre buscou a conciliação em tudo o que fez. “Cumpri com sobriedade e honradez as missões que me foram dadas. Mas, atualmente, não estou filiado a nenhuma agremiação partidária e só dou conselhos a quem me pede, e ainda assim, não sei se estão certos”, disse.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.