São José, Santa Catarina, Brasil
18 de maio de 2024 | 21:01
Edição Dezembro | 2012
Ano XIX - N° 199
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Defesa Civil Estadual e Ciram alertam para novo período de estiagem
Portos catarinenses receberão investimentos do governo federal
Estrangeiros que cometerem infrações de trânsito pagarão multa antes de sair do País
Presentes da campanha “Papai Noel dos Correios” começam a ser entregues
São José em clima de Natal
Enquete aponta problemas que São José precisa combater em 2013

Especial
 
Jornal “Oi São José” atinge a maioridade
Dezembro é um mês especial para o “Oi São José”
Jornal do Município completa 18 anos e faz planos para futuro
Por Bruna Matos

Clique na imagem para ampliar.
O “Oi São José” foi fundado em 1º de dezembro de 1994 por Josiane Ribas Lanzarin Spengler, Érica de Almeida Borges e Paulo Bevilaqua Brum. Na época, Josiane era colega de Érica no curso de Jornalismo da Univali, em Itajaí, e Brum era ex-funcionário da RBS no Rio Grande do Sul. Algum tempo depois, os dois sócios saíram do negócio e Josiane fechou parceria com seu pai, Jair Natal Lanzarin, que é o atual diretor comercial do Jornal.
Lanzarin apostou no negócio que a filha havia iniciado e comprou a parte da Érica na sociedade e tornou o “Oi” uma empresa familiar. Tudo isso, completa, neste mês, 18 anos de parceria, conquistas e trabalho entre pai e filha.
Josiane conta que o início dessa trajetória foi bastante difícil. “Assim como é para toda empresa nova”, comenta a editora. Ela relembra que nos primórdios, o “Oi” era um periódico de 12 páginas, em preto-e-branco, e com cinco mil exemplares impressos distribuídos gratuitamente. “Mas é bom lembrar que a nossa proposta editorial já era madura nesta época. Trazíamos novidades a cada edição e despertávamos o interesse dos leitores”, afirma.

Atualmente – Os leitores do “Oi”, agora, podem se informar em um jornal com 24 páginas, todas coloridas. Além disso, são 15 mil exemplares distribuídos em pontos estratégicos todos os meses, ainda gratuitamente. A cada edição cerca de 75 mil pessoas folheiam as páginas do “Oi”, já que um exemplar é lido por, aproximadamente, cinco pessoas.


Informações e comentários sobre os principais fatos

Durante toda sua trajetória, o “Oi São José” acompanhou todas as questões importantes para os cidadãos josefenses. Josiane afirma que além de informar, o jornal ainda cede espaço para que a população de São José se manifeste sobre os acontecimentos da cidade. E a editora ainda enumera alguns destes principais fatos já noticiados no “Oi”: os planos de cada nova administração municipal; a inauguração de grandes obras, como a Avenida das Torres e a Beira-Mar, o Centro Multiuso e a Escola do Mar; eventos importantes, como rodeios do CTG Os Praianos, Festa Açoriana e Festa do Divino; novos empreendimentos, como shoppings e edifícios comerciais; as personalidades de destaque no município etc.
Tudo o que acontece em São José é registrado nas páginas de cada edição do “Oi” nesses 18 anos. Isto faz com que o jornal, além de ser uma excelente fonte de conhecimento, seja reconhecido pela população. Por isso, já recebeu diversas premiações.


Prestar serviços à comunidade é a prioridade

A prioridade do “Oi São José” é a prestação de serviços à comunidade. A editora Josiane lembra que as edições sempre enfocam assuntos que vão despertar interesse na população ou que vão mexer com a vida do povo josefense. “Por isso, temos as páginas de Saúde, Educação e Cultura, Tradição, Cidade, Social, Esportes, além de colunas de economia, assuntos jurídicos, autoajuda, entre outras”, explica.
“É uma relação muito próxima, até porque temos uma abertura muito grande com o nosso leitor, pois é ele quem nos ajuda a fazer o ‘Oi’ todos os meses, indicando os problemas do município, nos mostrando o que são boas experiências para serem divulgadas, nos apresentando os talentos josefenses”, destaca também Josiane.

Credibilidade – Durante toda esta trajetória, as dificuldades financeiras também foram grandes. “Era preciso fazer com que os anunciantes acreditassem em nós”, relembra a editora. Atualmente, ela diz que os anunciantes enxergam o Jornal como um produto de excelente qualidade, quantidade comprovada e a certeza de que todos os meses, todos os bairros de São José, além de Florianópolis, Palhoça e Biguaçu irão receber as notícias dos principais fatos, com informação e cultura.


Leitores fazem a diferença nas edições do “Oi São José”

A diretor comercial do jornal “Oi São José”, Jair Lanzarin, afirma que ser empresário em nosso País não é tarefa muito fácil. “Mas, nós temos um grande diferencial pela linha editorial, informação e cultura sem sensacionalismo”, destaca.
O grande diferencial do “Oi” é dar voz aos leitores. Os proprietários do periódico afirmam que ele representa muito bem a população de São José, já que há uma grande dedicação em fazer um veículo informativo de qualidade. “Nossos leitores nos ajudaram a construir a história do município de São José e do ‘Oi’. Agradecemos a confiança e desejamos que essa parceria continue cada vez mais forte, mostrando que os josefenses e aqueles que escolheram São José valorizam o que é seu, a sua terra, a sua gente e o nosso ‘Oi São José’”, afirmam os diretores Jair e Josiane.
“Atingimos a maioridade e como foi bom poder acompanhar todo o crescimento e evolução da nossa querida São José da Terra Firme, da sua gente e daqueles que elegeram pelo coração essa cidade para morar”, destacam eles.

História – A história do “Oi” se confunde com a própria história de São José. “Crescemos e evoluímos juntos. Relatamos em nossas páginas toda essa trajetória de sucesso enquanto escrevíamos também a nossa história em cada edição, em cada matéria, em cada foto, em cada coluna, em cada anúncio. Parabéns a todos nós, porque se o Jornal “Oi São José” está aqui durante todo esse tempo há uma grande razão: vocês, nossos leitores e anunciantes, nos ajudaram a construir essa história. Muito Obrigada!”, finalizam Jair e Josiane.

Saiba Mais
- A equipe do “Oi São José” é composta, além dos dois sócios, pelos seguintes profissionais: Silesia Ribas Lanzarin, Zuraide Silveira, Andreis Xavier, Bruna Matos, os colunistas Jonas Manoel Machado, Jê Fortuna, Luiz Mar Sória, Paulo de Tarso Guilhon, Júnior Furtuoso e Charles Colzani. O webmaster Alexandre Emílio Spengler (marido de Josiane), é o responsável pelo site do jornal (www.oisaojose.com.br).
- Para ter uma ideia da importância e visibilidade do site do Jornal, no último mês de outubro o “Oi” virtual bateu um recorde, foram mais de 13 mil acessos. Uma grande conquista!
- O “Oi” conta, ainda, com duas empresas e mais quatro equipes de distribuição, que fazem os exemplares chegarem às diversas comunidades do município.
- Os proprietários do “Oi São José” garantem que a história não para aqui. Os planos para o futuro são de passar a edição para quinzenal, para tanto já estão fortalecendo a estrutura do Jornal contando com o apoio das empresas da Grande Florianópolis para que essa meta se torne realidade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.