São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 10:33
Edição Novembro | 2012
Ano XVIII - N° 198
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
NOTÍCIAS USJ
Um minuto de silêncio
Dona Alcina é a homenageada da agenda cultural
Presépio de Cerâmica
Inscrições na Rede Municipal de Ensino vão até 30 de novembro
Concurso Público

Educação & Cultura
 
São José celebra Mês da Consciência Negra
Entre os meses de novembro e dezembro, acontecerão mais de 15 eventos em São José para comemorar o movimento “São José das Mãos Negras”. Toda a programação do Mês da Consciência Negra foi idealizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, em memória dos 317 anos da morte do Zumbi dos Palmares, um mito da história do Brasil. A abertura oficial aconteceu no dia 6, na Academia São José de Letras, com um debate sobre o tema “Políticas afirmativas: arte e educação”.
O cronograma “São José das Mãos Negras” traz ainda oficinas, projeção de filme, exposição de fotos e memórias, contação de histórias e lançamento de livro. A programação completa pode ser acompanhada pela página oficial da Prefeitura de São José no Facebook (http://www.facebook.com/prefeituradesaojose). As atividades acontecerão até o dia 05 de dezembro nas principais localidades do município e abrangem todos os tipos de públicos.
Escolas – As escolas da Rede Municipal de São José também contaram com uma programação especial em alusão ao Mês da Consciência Negra, promovida, de 19 a 23 de novembro, pela Secretaria Municipal de Educação. Evento contou com diversas atividades nas escolas como: Contação de Histórias Afro-brasileiras, Cinema da Consciência Negra, Oficina de Estética Afro e muito mais.

Saiba mais
Dia da Consciência Negra: Em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, um herói que marcou a história do País, comemora-se em novembro o mês da Consciência Negra. Em São José, ao final do século XVIII, os negros que foram trazidos como escravos chegaram ao município, sendo obrigados a trabalhar, contribuindo para cultura e economia local. Dentre as principais localidades construídas pelos afrodescendentes, destacam-se a Bica da Carioca, a Igreja Matriz, o Theatro Adolpho Mello (mais antigo de Santa Catarina) e a Casa da Câmara.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.