São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 02:35
Edição Outubro | 2012
Ano XVIII - N° 197
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Eleições



Veja também:
Dia das Crianças foi mais colorido em São José Por Bruna Matos
Crianças aproveitam dia de festa
USJ recebe prêmio Elpídio Barbosa pela segunda vez
São José ganha o maior shopping de Santa Catarina

Geral
 
Aeroclube de Santa Catarina é homenageado na Assembleia Legislativa
Clique na imagem para ampliar.
O Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa recebeu convidados especiais na noite do dia 17 de outubro: os apaixonados por aviação. Eles foram até o local para participar da homenagem que o Poder Legislativo prestou ao Aeroclube de Santa Catarina pela passagem dos seus 75 anos de fundação. Estiveram por ali pilotos, alunos, autoridades, imprensa e a família dos homenageados da noite.
O Aeroclube de SC foi fundado em 21 de setembro de 1937 e tem origem na campanha nacional levada a cabo por Assis Chateaubriand, que no início da década de 1930 se convenceu de que o avião seria essencial nas guerras entre as nações.
Na época, o visionário dono dos Diários Associados patrocinou a fundação de aeroclubes civis no País todo para treinar brasileiros pilotos de guerra. Considerava imprescindível ao Brasil, devido à extensão do território, a organização de uma força aérea, instituída afinal em 1941.
Antônio Bittencourt, vice-presidente do Aeroclube, declarou que a homenagem foi merecida, já que o aeroclube barriga verde foi uma das primeiras escolas de aviação do País. Bittencourt é médico, mas é piloto comercial, assim como sua filha e seu pai. Ele recorda que teve as primeiras aulas no ar quando o Aeroclube ainda se localizava no Bairro Kobrasol, onde hoje é a conhecida Avenida Central.
Adroaldo Cassol, um dos homenageados da noite, foi um dos primeiros pilotos de Santa Catarina. Ele conta que é o de número 948 do Brasil, que foi piloto reserva da Força Aérea Brasileira, quando jovem.

LIVRO – O presidente do Aeroclube, Luis Adauto da Costa, conta que até o final de 2013 será lançado um livro com toda a história do Aeroclube de Santa Catarina. Ele explica que todas as atas de reuniões foram resgatadas e que vão compor a obra. “Quem tiver algum documento e que queria contribuir, pode nos procurar, que vamos acrescentar ao livro”, pede Costa.
Já durante seu discurso, Costa fez questão de destacar datas importantes nesta trajetória de mais de 70 anos: o primeiro avião do Aeroclube foi doado pelo Ministério da Marinha. O segundo foi adquirido com a doação dos florianopolitanos e josefenses, que deixaram alumínio, cobre, prata e joias nas portarias do Clube 12 de Agosto e do Lira Tênis Clube para participarem do Baile do Alumínio, em prol do Aeroclube de Santa Catarina. Chateaubriand intermediou a doação de outra aeronave, esta patrocinada pelo Banco do Comércio, sediado no Rio de Janeiro.
A homenagem da Assembleia Legislativa foi conduzida pelo deputado José Nei (PSD), que em seu discurso ressaltou que o Aeroclube surgiu dos esforços dos apaixonados por voar e que a sessão era uma forma de reconhecer o trabalho destas pessoas que inseriram Santa Catarina em um momento histórico.
O Aeroclube de Santa Catarina é aberto de terça-feira a domingo e quem quiser pode desfrutar de um voo panorâmico. Basta se informar na recepção do local, que fica na Estrada Geral da Colônia Santana, no Sertão do Imaruim. O telefone de contato é: (48) 3257-0400.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.