São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 18:18
Edição Outubro | 2012
Ano XVIII - N° 197
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Eleições



Veja também:
Outubro Rosa

Saúde
 
Informativo do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes
Neste mês abordaremos o trabalho desenvolvido pela Emergência Geral do Hospital Regional de São José, que se constitui na principal porta de entrada aos usuários do SUS, da Grande Florianópolis, com atendimento de urgência/emergência nas especialidades de Clinica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Ortopédica, além do sobreaviso em Oftalmologia, Neurocirurgia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Urologia e outras especialidades.
Atende diariamente cerca de 700 pacientes, oriundos dos diversos municípios vizinhos, que devido a sua localização às margens da BR 101 e por ser referência em trauma, recebe um número significativo de vítimas de acidentes (com número acentuado de acidentes de moto), que são trazidos pelo SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Helicóptero Águia da Polícia Militar, Litoral Sul.
Para atendimento da grande demanda dos usuários que procuram a Emergência Geral do Hospital Regional, estes passam inicialmente pelo Protocolo de Classificação de Risco, que pressupõe a determinação de agilidade no atendimento, estabelecendo o grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de gravidade, e não, pela ordem de chegada. Este Sistema de classificação segue estratégia da utilização de cores, que se dá nos seguintes níveis:
VERMELHO: Emergência, necessidade de atendimento imediato. Indica que o paciente está em estado grave e deve receber um socorro imediato. Geralmente são pessoas com parada cardíaca; que se envolveram em um grave acidente de trânsito ou sofreram queimaduras profundas.
AMARELO: Os pacientes classificados com esta cor devem ter seu atendimento agilizado.
VERDE: Prioridade não urgente, que poderiam ser atendidos nos Postos de Saúde e/ou UPAS.
AZUL: Consultas de baixa complexidade, atendimento de acordo com o horário da chegada e que poderiam também ser atendidos pela Rede Básica de Saúde do seu Município.
No total, 70% dos pacientes atendidos na Emergência Geral são classificados nas cores Verde – não urgente, e Azul – baixa complexidade, que poderiam ser atendidos nos Postos de Saúde, diminuindo as filas e o tempo de espera, que atualmente não tem sido inferior há duas horas.
Quando o paciente é atendido através do Posto de Saúde, do seu Município, o profissional tem maior disponibilidade para investigar as causas da doença e estabelecer um diagnóstico do que em uma Emergência hospitalar. Outra vantagem é oferecer ao paciente a oportunidade de retorno, para que a abordagem seja mais completa, com a devida avaliação do tratamento.
A capacidade de internação na Emergência Geral é de 15 leitos, mais quatro leitos na Unidade de Semi Intensiva, dois leitos de Isolamento e 04 vagas para reanimação. São seis consultórios, sendo: três de Clínica Médica, dois de Ortopedia e um de Cirurgia, junto à sala de procedimentos, além da sala de gesso. Já a sala de medicação tem capacidade para 20 pacientes. Pela grande demanda de pacientes na Emergência, a mesma se encontra sempre superlotada, em média de 50 pacientes internados por dia. Além do atendimento médico e de enfermagem, a Emergência Geral conta com os Serviços de Laboratório, Eletrocardiograma, Exames Radiológicos e Ultrassonográficos, Tomografias e outros (aos internados).
A Direção, médicos, profissionais de enfermagem e todos os demais funcionários, estão sempre empenhados na busca contínua pela melhoria do atendimento, bem como aperfeiçoamento para oferecer um atendimento digno, de qualidade, com maior agilidade e cada vez mais humano.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.