São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 15:47
Edição Setembro | 2012
Ano XVIII - N° 196
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Especialização Escola para Líderes Públicos e Políticos encerra com 83 formados
Violência Grande Florianópolis mobilizada contra o abuso sexual
Escola do Meio Ambiente participa do Fórum de Gestão Sustentável
Proesde
Pedágio
“Multiplicando Saberes” foi o tema do Desfile Cívico de São José 2012
Passeio de barco
Secretaria de Assistência Social mais equipada
2ª Reunião Nacional do Comitê Gestor da Rede do PNAFM
Operação Tapete Verde
AMAC tem nova diretoria

Cidade
 
Kobrasol Pouca mobilização da comunidade no Plano Local de Habitação
Clique na imagem para ampliar.
A reunião para a elaboração de um Plano Local de Habitação de Interesse Social de São José no Bairro Kobrasol teve pouca participação da comunidade, no dia 17 de setembro, no Colégio Estadual Professor Laércio Caldeira de Andrada. Entre os representantes da comunidade, estiveram presentes José Sérgio da Silva Filho, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do bairro Campinas (Amac), e Paulo Vitorino Silva, presidente da Associação de Amigos e Moradores do Kobrasol (AmaKobrasol).
O encontro foi promovido pela Prefeitura e pela Empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda. e foi destinado aos dois bairros: Campinas e Kobrasol. Mayra Vieira de Abreu Biazetto e Chayenne Vieira Marques, representantes da empresa, explicam que as reuniões servem para diagnosticar os problemas de cada localidade e montar um plano para futuras intervenções no município. “Quem nos traz o diagnóstico do bairro é o próprio morador. Através desta reunião fizemos um levantamento do local. Quando a participação é baixa, é preciso voltar para aplicar um questionário de porta em porta”, explicam.
A Iguatemi está fazendo um trabalho terceirizado para a Prefeitura. Este foi o último encontro nos bairros de São José e, a partir do que foi coletado em cada local, será feito um documento que apontará os pontos que precisam ser melhorados em cada bairro nas áreas de habitação, infraestrutura, saneamento e meio ambiente.
Mayra destaca que o documento possui uma validade de 12 anos e é uma exigência do Ministério das Cidades. “De quatro em quatro anos é preciso analisar se o que foi descrito ainda está atualizado. É importante ressaltar que é somente através deste estudo que o município vai conseguir recursos com o Governo Federal nesta área”, afirma.

APONTAMENTOS – Durante a reunião, os quatro participantes discutiram sobre pontos problemáticos nos bairros, como alagamentos e rede de esgoto. Esta foi a segunda reunião promovida para o bairro Kobrasol, já que na primeira tentativa apenas Paulo Vitorino Silva compareceu.
Os resultados obtidos, que vão compor o documento, serão apresentados para a população de São José em uma audiência pública, ainda sem data marcada.

ENTENDA MAIS
O que é o Plano Local de Habitação de Interesse Social?
É um instrumento político-administrativo para implementar programas, metas e ações no intuito da superação do déficit habitacional e melhoria da qualidade de vida, através do atendimento à população de baixa renda. O plano será um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas e instrumentos de ação, visando o estabelecimento de uma política pública para o setor.
Coordenação e execução
Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, elaborados pela equipe técnica da Empresa Iguatemi, acompanhados e avaliados pelos técnicos da Diretoria Municipal de Habitação.
Informações
Mais detalhes no site: www.pmsj.sc.gov.br.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.