São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 04:26
Edição Maio | 2012
Ano XVIII - N° 192
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor
Política



Veja também:
Saneamento básico
Presidente Dilma Rousseff visita SC e anuncia investimentos
Prefeitura quer fixar repasse financeiro à Câmara de acordo com o número de vereadores
A passagem de um cowboy por São José
40° Rodeio Nacional do CTG Os Praianos recebe mais de 80 mil pessoas

Especial
 
ANTT apresenta cronograma de obras do contorno da BR 101 na Grande Florianópolis
Reunião na próxima semana entre o Fórum Parlamentar Catarinense, o governador Raimundo Colombo, a ANTT e lideranças políticas e comunitárias da região vai definir última parte do trajeto da alça de contorno

Clique na imagem para ampliar.
O diretor da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, Ivo Borges, apresentou, no dia 17 de maio, o cronograma completo de obras do contorno da BR 101, na região da Grande Florianópolis, ao Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado Décio Lima (PT/SC), e ao representante do Governo do Estado, o secretário de Articulação Nacional, João Matos.
O projeto executivo do contorno da BR 101 está aprovado, sendo necessário aguardar publicação do Ibama para realização das audiências públicas com a comunidade impactada, que devem ocorrer nos próximos 45 dias.
Com o cronograma em mãos, a única parte pendente em relação à obra é no final do contorno, na cidade de Palhoça, onde o projeto passaria dentro de uma área de construção de quase mil unidades do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida.
“Para tratar dessa modificação, sugerimos, e foi acatada por todos, uma reunião com o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, lideranças locais, o governador Raimundo Colombo, o Fórum e a ANTT. Serão apresentadas três opções para solucionar o problema. É preciso ouvir quem será diretamente atingido para que possamos minimizar quaisquer divergências posteriores e para evitarmos as especulações imobiliárias”, explica o coordenador do Fórum, deputado Décio Lima.
Com a emissão da licença prévia (LP) pelo órgão ambiental, a concessionária pode dar início imediato às obras. A previsão é que isto ocorra no início de 2013, no trecho situado na metade da alça do contorno, em Biguaçu, no qual não existem mais pendências com relação ao traçado.
“Vamos unir forças para agilizar e reduzir o prazo das obras. Depois da reunião e definida essa pendência do contorno no trecho que passa em Palhoça, o próximo passo é trabalhar junto ao Ibama para a liberação das licenças ambientais o mais rápido possível. Essa é uma importante obra para o Estado de Santa Catarina e precisa de celeridade”, afirmou o deputado.

Obra – O traçado do contorno da BR 101 na Grande Florianópolis vai do KM 175, em Biguaçu, até o KM 222, em Palhoça, embora essa última parte necessite ser alterada e o contorno possa alcançar o KM 225. Depois de resolvida a finalização do traçado, que terá o total de 47 quilômetros, passa-se à etapa de realização das audiências públicas para liberação das licenças ambientais pelo Ibama. Com as licenças, a ANTT se comprometeu a iniciar as obras em até 60 dias. A execução será da concessionária da BR-101, a Auto Pista Litoral Sul.
Estiveram presentes à reunião, além do coordenador do Fórum, deputado Décio Lima, os deputados federais Esperidião Amin, Carmen Zanotto, Jorginho Mello, Edinho Bez, Ronaldo Benedet, além do secretário de Estado da Articulação Nacional, João Matos.

Por Josiane Lanzarin Spengler, de Brasília

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.