São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 19:22
Edição Março | 2012
Ano XVIII - N° 190
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Coluna Walmir Espíndola Filho O mulato
VI... OUVI... ESCREVI... Luiz Mar Sória
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*

Colunistas
 
Margarida - Juiz de Futebol arbitromargarida@hotmail.com
Clique na imagem para ampliar.
Longe do ideal
A Seleção Brasileira, dirigida por Mano de Menezes, está longe de ser uma seleção que já encantou o mundo com seu futebol harmônico e confiável. No último amistoso contra a Bósnia, aonde vencemos por 2 a 1, com um gol contra deles, os problemas foram visíveis. A começar pelo gol, aonde Julio César vem falhando quando mais se espera dele. Os laterais até que são bons, mas não o suficiente para marcar. Na zaga, só mesmo Tiago Silva justifica a convocação. R10, nada está jogando para ser convocado, e Leandro Damião esta aquém do ideal; assim como Neymar que não consegue mostrar o seu vistoso futebol no Santos. Estamos há um ano e quatro meses da Copa das Confederações. Até lá, não sei se o bom gaúcho vai conseguir montar um bom time.

Problemas internos
A vitória do Avaí pra cima do Criciúma por 2 a 0 dentro do Heriberto Hulse, neste último domingo, fez encerrar um jejum do Leão que já não sabia o que era o gostinho de uma vitoria há quatro jogos. A batata de Mauro Ovelha, pelo visto, estava sendo assada, só que essa vitória deixou o comandante Azurra um pouco mais fortalecido diante dos dirigentes do Leão. Depois da vitória lá na terra do carvão, o departamento técnico do Avaí resolveu dar um basta em certas coisas estranhas que andam acontecendo em seu elenco. Três jogadores foram punidos por atos de indisciplina. O atacante Gilmar foi afastado por tempo indeterminado por protestar contra o treinador de sua permanência no banco de reservas. Cleverson foi multado por ter sido expulso infantilmente, e Capixaba também foi multado por protestar contra Mauro Ovelha quando foi chamada a sua atenção. Como diria aquela música: "a coisa tá feia, a coisa tá preta...".

Falta de segurança
A Prefeitura de Palhoça, através do seu departamento de eventos, está anunciando a vinda do cantor-brega Michel Teló para comemorar 118 anos de emancipação política. A princípio o show será gratuito, no bairro Pagani, em frente à Prefeitura, para todos os palhocenses e demais cidades vizinhas. A morte da menina Rafaela, vítima de uma bala perdida aqui em nosso município, nos faz refletir se vale a pena ir assistir ao show deste cantor bregueiro. Palhoça hoje em dia ocupa a 2ª posição no ranking de homicídios. Entre janeiro e março deste ano já foram 12 mortes. Num show como este, de graça, aonde terá a concentração de uma grande multidão, eu pergunto: vale a pena arriscar a vida para assistir ao show do "Ai se eu te pego". A falta de segurança por aqui me faz repensar sobre isso. Sinceramente, esse colunista não estará presente.

Mais um
Agora é só esperar o quadrangular final deste Catarinão para o Figueirense poder pensar em uma das vagas para a Copa do Brasil do próximo ano, com a sensação de que vem cumprindo o seu dever. Boas surpresas estão sendo reveladas por este time que tem no comando o meu bom amigo Branco. Acredito que este bom gaúcho vai ser mais um treinador a ser revelado pelo Alvinegro catarinense para o futebol brasileiro. Foi assim com Muricy Ramalho, Adilson Batista, Dorival Júnior e Márcio Goiano. E não será diferente com Branco, eu acredito nesta aposta.

Corruptos
Muito se falou que Ricardo Teixeira deixaria o comando da CBF. Isso não aconteceu e o dirigente continua no poder do futebol brasileiro com o apoio quase que unânime dos presidentes de federações. Ele até que estava meio inclinado a sair da Entidade mor do nosso futebol, mas um telefonema do ex-presidente Lula o fez mudar de ideia. Luiz Inácio Lula da Silva ligou para Teixeira a pedido de André Sanchez e Ronaldo Fenômeno. Esses dois estão sendo carne e unha com o falastrão presidente da CBF. Vai ver eles adoraram a corrupção, tanto é que Ronalducho defende a permanência de Ricardo Teixeira na Entidade. A presidente Dilma Rousseff quer distância de corrupção, já demitiu dez ministros por isso, ela quer distância de Teixeira, e se bobear ela bota ele pra correr.

Nova casa
A noite da última terça-feira foi uma data especial para o torcedor Alvinegro que não esconde a alegria de ver o momento em que está vivenciando o seu time dentro e fora de campo também. A diretoria do Figueirense, capitaneada pelo competente presidente Nestor Lodetti, apresentou o projeto da Arena Figueirense no auditório da Fiesc em alto estilo, contando com a presença de várias autoridades do futebol brasileiro, entre eles o ex-treinador da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira. A Arena Figueirense é um projeto arrojado aonde o clube não vai receber nem um tostão do governo, seja federal ou estadual. É cem por cento do setor privado. O Orlando Scarpelli parece mesmo estar com seus dias contados para dar lugar a uma arena moderna já a partir de 2013.

Cartão vermelho para a arbitragem do Senhor Jefferson Schmidt, no jogo envolvendo o Figueirense e Atlético/IB. Não fossem as "presepadas" deste árbitro, o Figueirense seria o único clube até então a poder receber o troféu "Fair-Play". Em 10 jogos, até então, nenhum jogador Alvinegro havia recebido um cartão vermelho em 2012. Mesmo assim o Clube do Estreito mostra-se o mais disciplinado neste Catarinão. E a Federação ainda insiste em manter em seu quadro de árbitros o Senhor Jefferson. Durma-se com um barulho desse.

Fim de conversa
Depois de chutar uma placa de publicidade dentro do Heriberto Hulse, em protesto a sua substituição efetuada por Mauro Ovelha, na vitória de 2 a 1 sobre o Criciúma, o atacante Gilmar não vai mais defender o Leão. O destino deste jogador já parece estar traçado. De acordo com o seu empresário, o atleta irá defender o Tigre na Copa do Brasil e, se possível, no campeonato brasileiro da série B. Como defendeu o Avaí neste Catarinão, Gilmar não poderá assinar com outro clube para a disputa desta competição.

Único representante
Pelo campeonato brasileiro de 2012, o nosso único representante, o Figueirense, irá fazer a sua apresentação contra o Náutico, no dia 20 de maio, dentro do Orlando Scarpelli, diante de sua imensa torcida. Depois disso, o último jogo do Alvinegro catarinense será contra o Coritiba, no Couto Pereira, no dia 02 de Dezembro. Até lá, acredito que o nosso único representante possa permanecer na elite do futebol brasileiro. As circunstâncias que vive o time do Estreito demonstram isso. Na atualidade, o Figueirense é o time com melhor aproveitamento técnico do Brasil. É o time que mais faz a alegria do torcedor que é o gol. Sucesso ao nosso único representante na série A deste ano.

Pensamento do Bambi
Essa pérola só podia sair do Bistrô do Dedé na Ponte do Imaruim: "A diferença entre Ronaldo Nazário e o ex-goleiro Bruno é o que não mata, engorda."

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.