São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 06:53
Edição Fevereiro | 2012
Ano XVIII - N° 189
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
São José realiza 1ª Parada da Diversidade
Desembargador Vanderlei Romer assume Corregedoria do TJ-SC
PROCON de São José será reestruturado
Professora do USJ fará parte da CRC/SC
Inaugurado CRAS do Jardim Zanelatto

Geral
 
Xô Tensão
Quem não sofreu na vida um grande momento de tensão em que tudo parece desabar como uma avalanche, jorrando tristeza, emoção forte, dor no peito, ansiedade e muitas outras emoções? Quem não sente a dor da morte de um ente querido, uma dor de amor perdido, uma realização adiada, uma viagem planejada interrompida, uma doença inesperada que corta um projeto tão almejado? A vida é assim, cheia de surpresas, de chegadas e partidas. Haja coração para aguentar todas as mudanças que nos chegam inesperadamente.
Sabe, aqueles amigos, os pulmões, que levam e trazem o ar para que possamos respirar? Eles são amigos fundamentais para nos ajudar a eliminar a tensão de nosso corpo. Aprendemos na ioga que a respiração é um fator muito importante para mantermos o equilíbrio do corpo e da mente e sempre é repetido pelos professores na sala de aula: "Eu amo a respiração porque ela me dá vida, saúde e serenidade".
Aprendi também nos fundamentos da Fisioterapia que precisamos sempre aliar aos exercícios físicos, exercícios respiratórios para que tenhamos maior aproveitamento, tanto no tratamento, como na prevenção de doenças. Então para ajudar a mandar a tensão ir para o "espaço e desaparecer", nada melhor do que respirar. Sempre que falava isso para um amigo que tenho, e ele dizia brincando: "já respiro o suficiente para viver". É verdade, muitas pessoas respiram somente o suficiente para viver. Para que possamos viver melhor, precisamos respirar melhor, isto é, fazendo, sempre que possível, exercícios respiratórios pausados de inspiração e expiração para mantermos melhor equilíbrio para nossa saúde.
Li uma pesquisa que mostra que pessoas que praticam exercícios físicos aliados a exercícios respiratórios lidam melhor com tensões do cotidiano e fatores inesperados. Então, o melhor a fazer para que tenhamos melhor qualidade de vida é praticarmos exercícios físicos e respirarmos com mais atenção, não apenas respirando para sobreviver, mas tendo consciência do papel da respiração em nossa vida. E quando estivermos passando por momentos difíceis nos lembrarmos de um grande aliado, que é nosso Criador, que nos deu ferramentas para que possamos administrar nossa tensão. Uma música que me faz sentir Sua presença e agradecer pela vida é: "Deus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro..."
Que a partir de hoje, leitor,quando você estiver respirando, perceba quanta grandeza existe no ar que você respira! Jê Fortuna – Escritora e Fisioterapeuta (http://www.jefortuna.com)

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.