São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 23:05
Edição Novembro | 2011
Ano XVII - N° 186
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Instituto de Psiquiatria comemora 70 anos
Curso orienta pais sobre cuidados com o bebê
Epilepsia em Foco

Saúde
 
Informativo do hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes – Setembro/2011
Emergência Pediátrica - HRSJ

Desde a inauguração do HRSJHMG, em 1987, já se sentia a necessidade de um serviço de Pediatria para atender os municípios de São José, Palhoça e Biguaçu, devido, principalmente, à distância do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Naquela época, os atendimentos às crianças eram realizados por médicos plantonistas da Clínica Médica, que, muitas vezes, recorriam ao auxílio do Serviço de Neonatologia, já existente.
Em 1989, foi estabelecido o plantão de pediatria, que funcionava em conjunto com a Emergência Geral, contando somente com um plantonista. Este atendimento durou cerca de cinco anos, pois era desgastante para os pais, crianças e pediatras, que não tinham disponível um local próprio para os atendimentos de pediatria. Com o aumento constante do número de consultas e complexidade de patologias, em 1993 a pediatria foi transferida para uma área individualizada e ampla, onde funcionava a antiga lanchonete do HRSJHMG; este fato ocorreu com a ajuda e empenho do Dr. Eduardo Bittencourt Filho.
O ano de 1994 marca a criação do atendimento ambulatorial pediátrico, com o saudoso Dr. Ayr, sendo este anexo ao ambulatório geral, para acompanhamento e seguimento de crianças com diversas patologias oriundas provenientes da Emergência Pediátrica. A partir de 1997, o ambulatório pediátrico já contava com pediatras especialistas em diferentes áreas no serviço pediátrico, entre eles: alergia; imunologia; cardiologia; gastroenterologia; neurologia; alto risco para recém-nascidos e otorrinolaringologia.
Atualmente, o ambulatório pediátrico localiza-se junto ao ambulatório de ginecologia e conta somente com as seguintes especialidades: neurologia; dermatologia; cardiologia; otorrinolaringologia e alto risco.
Em 2009 a emergência pediátrica passou por uma grande reforma, ampliando seu espaço físico, possibilitando a melhoria do atendimento aos pacientes, familiares e profissionais, em termos de conforto, acesso e redefinição dos ambientes.
Hoje, o setor conta com a recepção onde em anexo há um banheiro para os pacientes; uma sala de escrituração, onde são feitas as fichas de atendimentos; uma sala onde é feita a triagem das crianças pelos profissionais da enfermagem; uma reanimação; uma sala de observação com oito leitos; uma sala de escrituração interna; três consultórios; um expurgo; um banheiro interno para os pacientes e dois isolamentos, cada um com um leito e banheiro.
O principal foco da unidade são os atendimentos de emergência, porém, com a deficiência no atendimento na rede básica, a emergência pediátrica acaba atendendo desde casos rotineiros até situações de extrema gravidade (que muitas vezes exigem um atendimento inicial para posterior encaminhamento ao Hospital Infantil Joana de Gusmão), totalizando aproximadamente cerca de sete mil atendimentos por mês.
A emergência pediátrica tem seu funcionamento 24 horas/dia e conta com um quadro de 16 pediatras; três enfermeiros; 19 técnicos em enfermagem; escriturários e auxiliares de serviços gerais.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.