São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 13:51
Edição Setembro | 2011
Ano XVII - N° 184
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Novos Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente tomam posse
Semana Nacional do Trânsito deixa mensagens de Educação e Cidadania aos josefenses
Feirão do imposto
Iniciativas da Adjori/SC em prol dos jornais do interior são elogiadas

Geral
 
São José celebra 157 anos do Theatro Adolpho Mello
Semana cultural comemora os 157 anos do Theatro Adolpho Mello

Clique na imagem para ampliar.
Para celebrar os 157 anos do Theatro Adolpho Mello, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo organizou, entre os dias 12 e 18 de setembro, uma semana cultural que contou com apresentações de música e teatro, além de diversas oficinas artísticas.
Logo na abertura do evento, uma das atrações que viria a ser um dos maiores destaques da semana. A graduanda do curso de música da Udesc, Flora Hoderbaum, ministrou a palestra “Musicais e Fala sobre as Composições de Adolpho Mello”. Acompanhada no piano pela musicista Mauren Frey, Flora tocou no violino uma das composições de Adolpho Mello, emocionando a platéia e levando às lágrimas Sandra Ferreira de Mello, sobrinha-bisneta daquele que emprestou seu nome ao Teatro que hoje é um orgulho josefense. A acadêmica falou um pouco sobre a história do compositor: “Além de violinista, compositor e regente, ele também atuou em cargos públicos, tendo sido tesoureiro-geral do Estado e diretor do Conselho Municipal de Desterro. Adolpho Mello deixou ainda um vasto material musical escrito e várias obras para violino, assim como o livro ‘Pequena Arte da Expressão do Violino ou Nuanças que fazem a beleza da execução’”, publicado em 1901.
A semana cultural seguiu na terça-feira com a peça “O Pequeno Príncipe (teatro de bonecos), encenada pelo Grupo Biblioteca Profunda (CEPED). Na quarta-feira, foi a vez da orquestra da Udesc se apresentar sob regência do professor João Titon. Na quinta-feira, com a peça teatral Retratos de uma Ilha, o grupo Gira Teatro entreteve os espectadores. Já na sexta-feira, a ópera O Empresário de W. A Mozart, dirigida por Alicia Cupani, foi a umas das principais atrações. Ainda na mesma noite, as comemorações do aniversário do teatro seguiram para O Salão Imperial, contando com uma cerimônia especial, que incluiu bolo de aniversário e a encenação dramática do “O monólogo da Atriz”, interpretada por Graziela Balardim, seguida por Cléber Costa e a peça “Teu Nome, Meu Lugar”. A semana Cultural encerrou no fim de semana com os ateliês de dança “Mulher, Escuta o ‘Chamado’ do Maktub” (sábado) e “O Brasil que Dança” – dança de salão (domingo).
A superintendente Municipal de Cultura e Turismo, Dona Rosinha, falou sobre a importância da apreciação do josefense pela cultura. “São José é um celeiro de artistas, mas mesmo assim, ainda vemos um público muito pequeno apreciando as manifestações culturais no município. Por isso, é importante que incentivemos esse interesse já nas crianças, para que as próximas gerações cresçam com valores diferentes sobre cultura”.


O Theatro Adolpho Mello

Construído em 1854 e inaugurado dois anos depois, ainda com o nome de Theatro São José, a casa recebeu o nome atual somente alguns anos depois. A idéia era fazer uma homenagem eterna ao músico, que por tantas vezes ali se apresentou. O espaço é acanhado, com tetos baixos e escadas estreitas. Devido à conservação do ambiente, quem entra no local tem a sensação de estar sendo transportado por uma máquina do tempo e voltar imediatamente a meados do século XIX. A antiguidade, registrada em cada traço das acomodações, inspira àqueles que estão sentados na poltrona a imaginar como era a época em que naquele palco Adolpho Mello regia com sua batuta as orquestras destes tempos.
Ainda em atividade, o Teatro Adolpho Mello é hoje, a mais antiga casa de espetáculos do Estado e a terceira mais antiga do Brasil.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.